Alemanha: Primeiro-Ministro António Costa inaugura Centro Camões em Berlim

Publicado em sexta, 05 fevereiro 2016 19:38

No âmbito da sua visita oficial à Alemanha, o Primeiro-Ministro António Costa inaugurou no dia 5 de fevereiro de 2016, um espaço cultural do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. na Embaixada de Portugal em Berlim.

Presente nesta inauguração institucional, o Administrador e Diretor - Geral da Fundação EDP, Miguel Coutinho, assinou um memorando de entendimento com a Embaixada, estabelecendo uma cooperação que visa contribuir para a visibilidade internacional da criação artística portuguesa.

A primeira ação conjunta da Embaixada e da Fundação EDP será a abertura de uma exposição, no contexto do Gallery Weekend em Berlim.

O Acordo Cultural entre Portugal e a República Federal da Alemanha foi assinado, em Lisboa, há 50 anos, e é também neste contexto que se pretende sublinhar a relevância de intensificar o trabalho bilateral nesta área e destacar a cultura como área de trabalho a privilegiar com a Alemanha.

O Centro Camões em Berlim será um polo agregador da ação cultural na Alemanha, tornando a programação mais coerente e consistente, e terá ainda um papel essencial no reforço da participação portuguesa nas redes locais e programação de instituições alemãs.

O plano de atividades na área da cultura a desenvolver pela Embaixada de Portugal em Berlim está alicerçado em quatro eixos estratégicos essenciais: Cinema, Literatura, Artes Plásticas e Artes Performativas e assenta numa articulação permanente e em parcerias com vários organismos do Ministério da Cultura, entidades públicas e privadas.

O espaço de 60m2 tem neste momento patente uma exposição de fotografia dos 8 filmes selecionados para o programa da 66a Edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim – Berlinale.

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.