Fátima da Cruz Rodrigues vence Prémio Fernão Mendes Pinto 2014

Publicado em terça, 08 março 2016 14:52

A vencedora do Prémio Fernão Mendes Pinto 2014 é Fátima da Cruz Rodrigues, da Universidade de Coimbra, com a dissertação de doutoramento em Sociologia, no curso de Pós-Colonialismos e Cidadania Global, "Antigos Combatentes Africanos das Forças Armadas Portuguesas - A Guerra Colonial como Território de (Re)conciliação". O anúncio foi feito pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).

Dada a excelência da qualidade dos trabalhos enviados nesta edição, o Conselho de Administração da AULP decidiu atribuir duas menções honrosas.

Sueli da Silva Saraiva, da Universidade de São Paulo, foi uma das premiadas, com a dissertação de doutoramento do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, "O pacto das elites e sua representação no romance em Angola e Moçambique".

Ivete Sandra Alberto Maquia, da Universidade Eduardo Mondlane, também recebeu uma menção honrosa, com a dissertação de mestrado na área da biotecnologia, "Caracterização Molecular de Recursos Genéticos Florestais das Matas de Miombo na Reserva Nacional de Niassa: Desenvolvimento de Marcadores inter simple sequence repeats (issr) e de Código de Barras".

Este prémio, atribuído anualmente pela AULP, tem como objetivo galardoar uma Dissertação de Mestrado ou uma Tese de Doutoramento que contribua para a aproximação das Comunidades de Língua Portuguesa, explicitando relações entre comunidades de, pelo menos, dois países.

O valor do Prémio Fernão Mendes Pinto é de 8.000€ (oito mil euros) a atribuir numa parceria conjunta entre a AULP e a CPLP ao autor premiado e cuja publicação será da responsabilidade do Camões, I.P.

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.