Cuba: Exposição de Pintura “Trascendencia” de Eurico Borges

Publicado em quarta, 16 março 2016 16:05

Realiza-se no dia 17 de março de 2016, às 17h30, na Casa de Obra Pia, em Havana, a inauguração da exposição Trascendencia, do pintor português Eurico Borges. Este evento tem o apoio do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal em Cuba.

A Mostra apresenta uma série de pinturas que resgatam do passado e da memória sonhos, visões, desejos, anseios e fantasias do autor que desafiam o conceito de realidade ao mesmo tempo que deixam a zona difusa da ficção e da imaginação.

Tentaciones, Provocación e El Maestro, são alguns dos títulos que formam a exposição.

Eurico Borges nasceu em Chaves, em 1950. A pintura surgiu na sua vida aos 13 anos, de uma forma natural e espontânea. Emigrou para França aos 17, vivendo o “maio de 68”, marco fundamental para a sua consciência política e artística. Realizou a sua primeira exposição individual em Portugal aos 22 anos e três anos depois recomeçou a viajar (1975), primeiro Espanha, depois Holanda e finalmente Alemanha, regressando a Portugal em 1983.

Sucederam-se exposições e o diálogo com importantes pensadores e intelectuais europeus. Em 1995 mudou o seu estúdio para Madrid e cinco anos depois (2000) para Havana, Cuba. Retornou a Portugal em 2003, regressando definitivamente a Cuba em 2011, onde reside desde então.

Realizou mais de uma centena de exposições individuais e inúmeras coletivas em vários países da Europa e América Latina, com destaque para a última (2015), “Aporias”, na 12ª Bienal de La Habana. Foi homenageado e recebeu vários prémios.

Mais informações em: http://www.euricoborges.com/index_esp.htmlAgenda Cultural de Havana "Programa Cultural". Março 2016

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.