Moçambique: Missão da Cooperação Portuguesa à província de Nampula

Publicado em terça, 05 abril 2016 19:06

O Conselheiro para a Cooperação Portuguesa em Moçambique deslocou-se à província de Nampula, em março de 2016, para acompanhar as atividades de cooperação naquela região, em particular do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique, e contactar diretamente com as autoridades e parceiros locais.

O Conselheiro visitou os locais de intervenção do projeto e reuniu com as equipas do Cluster, o Presidente do Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique (IM), o Diretor do Gabinete de Conservação da IM e com os responsáveis da Escola Profissional.

A sua visita coincidiu com a preparação de várias missões técnicas de apoio ao desenvolvimento do Conselho Municipal, da Escola Profissional e do Ensino Pré-escolar e Primário, levadas a cabo respetivamente pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, Fundação Portugal-África e ONGD Helpo.

Encontrou-se ainda com o recém-nomeado Administrador da Ilha, que manifestou interesse e abertura em colaborar com o Cluster, com a Diretora Provincial do Género, Criança e Ação Social de Nampula e com o Diretor Distrital da Saúde e Ação Social de Monapo. Foram também contactadas algumas ONGD portuguesas com atividade na região – Health4Moz, OIKOS, ADPM e Move.

No âmbito dos apoios concedidos pelo Fundo de Pequenos Projetos, foram visitados o Centro de Saúde de Monapo, que beneficiou de um apoio para ampliação dos serviços de urgência (cinco novas salas de consulta e uma farmácia); a Escola Secundária dos Missionários da Consolata, na qual se apoiou o apetrechamento da biblioteca escolar com manuais escolares e equipamentos de apoio didático e duas Escolas Primárias que beneficiaram de apoio para apetrechamento em mobiliário para as respetivas bibliotecas, tendo em vista melhorar as condições de promoção do livro e da leitura.

Mais informações em: https://pt-br.facebook.com/Coopera%C3%A7%C3%A3o-Portuguesa-em-Mo%C3%A7ambique-203752863149484/

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.