Itália: Inauguração da Cátedra Margarida Cardoso em Nápoles

Publicado em quinta, 14 abril 2016 16:11

No dia 19 de abril de 2016 vai ser inaugurada a Cátedra Margarida Cardoso, que resulta de um protocolo de cooperação entre o Camões, I.P. e a Università degli Studi di Napoli “L’Orientale” (UniOR), assinado em agosto de 2015. A inauguração da nova cátedra, na universidade, terá início às 15h00.

A cerimónia de abertura vai contar com a presença da realizadora Margarida Cardoso - patrona da cátedra -, com a Reitora da universidade, Elda Morlicchio, com o Diretor do Departamento de Estudos Literários, Linguísticos e Comparados, Augusto Guarino, e com os responsáveis pelo protocolo entre o Camões, I.P. e a UniOr.

A Cátedra Margarida Cardoso terá como linhas principais de investigação as culturas cinematográficas de Portugal e do antigo espaço colonial, a tradução literária e a língua portuguesa em contexto pós-colonial. A realizadora tem desenvolvido um importante trabalho sobre a memória colonial portuguesa, estando também ligada à cultura cinematográfica de Moçambique.

O evento incluirá ainda o documentário de Margarida Cardoso, “Kuxa Kanema”, legendado por um grupo de alunos de português daquela universidade.

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.