Conferência internacional da EAQUALS - Ministro dos Negócios Estrangeiros considera o Português como um dos mais importantes ativos de Portugal

Publicado em terça, 26 abril 2016 18:20

Decorreu em Lisboa, entre 21 e 23 de abril de 2016, a Conferência Internacional da EAQUALS, por ocasião do seu 25º aniversário. O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu na sessão de abertura, no dia 22 de abril, que o português é o "ativo mais importante" de Portugal e dos países de expressão portuguesa, sublinhando que deve ser promovido como uma das grandes línguas mundiais.

Perante uma plateia de cerca de 270 participantes, de 39 países, Santos Silva referiu que, em todo o mundo, cerca de 250 milhões de pessoas falam português como língua materna.

O chefe da diplomacia portuguesa enfatizou que o português deve ser promovido enquanto língua materna, mas também como língua de herança. Considerou que a Língua portuguesa "É muito importante para a diáspora, [os lusodescendentes] têm de manter o contacto com a língua dos seus pais ou avós", adiantando que o português é importante para promover a compreensão entre povos em países com multilinguismo, como Cabo Verde, Moçambique ou Angola.

Para o ministro, o português deve ser promovido "como uma língua de comunicação, de cultura, de artes, de literatura, de negócios, de organizações internacionais".

A EAQUALS (Evaluation & Accreditation of Quality in Language Services) é uma associação internacional de instituições e organizações envolvidas no ensino de línguas. Fundada em 1991, tem sede em Londres, Reino Unido. É formalmente reconhecida por organizações internacionais, tais como o Conselho da Europa, a Organização Internacional de Normalização (ISO) e a Associação dos Examinadores de Línguas na Europa (ALTE).

Dos membros associados – presentemente, 140 – fazem parte, entre outros, o Camões, I.P., o Instituto Cervantes, o British Council, o Goethe Institut e Cambridge ESOL, assim como os principais institutos e organizações de 30 países europeus, representando 25 línguas. O seu principal objetivo é o de promover e garantir uma qualidade elevada no ensino e aprendizagem de línguas. Neste contexto, fomenta o intercâmbio e o desenvolvimento de competências no domínio dos serviços associados ao ensino de línguas estrangeiras, nomeadamente recursos nas áreas da gestão e marketing, conceção de cursos, desenvolvimento curricular e avaliação de aprendizagens e ensino.

A EAQUALS é responsável pela criação e publicação de um sistema de acreditação de escolas que oferecem cursos de línguas.

Com Lusa

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.