Cabo Verde: Reunião do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa

Publicado em quarta, 11 maio 2016 19:09

O Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), reunido nos dias 9, 10 e 11 de maio de 2016, na Cidade da Praia, em Cabo Verde, sob a presidência do Professor Raul Calane da Silva, aprovou a proposta de criação de um Conselho Internacional de Especialistas junto ao IILP para o acompanhamento e atualização do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC) e o documento “Sistematização das Regras de Escrita do Português para Aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1990, no âmbito do VOC”.

A Presidente do Camões, I.P. chefiou a Comissão Nacional (CN) de Portugal, que integrou, ainda, um representante do Ministro da Educação, e um representante do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Estiveram ainda presentes as Comissões Nacionais do Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Timor-Leste. A CN de Angola fez-se representar pela sua missão diplomática na Cidade da Praia. A reunião contou, ainda, com a presença da Diretora Executiva do IILP (DE IILP) e de representante do Secretariado Executivo da CPLP.

No comunicado final da reunião é ainda referido o apoio à organização, por Timor-Leste, da III Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, que terá lugar, entre os dias 15 e 17 de junho, em Díli, reafirmado quer pela DE IILP, quer pelas CN presentes e a aprovação da proposta de a Comissão Científica da III Conferência ser composta pelos membros das Comissões Nacionais que integram o CC do IILP.

A Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua sublinhou a importância da reunião numa altura em que está em preparação a conferência de Díli, tendo realçado que "das primeiras duas conferências saíram planos de ação que são políticas de língua da CPLP e que servem para projeção internacional da língua em diversos domínios. Por isso, temos também uma grande expectativa em relação à terceira conferência"

Sublinhou ainda que, durante a permanência em Cabo Verde, manteve contactos com o homólogo responsável pela cooperação cabo-verdiana e com algumas autoridades do país. Neste contexto, anunciou que "há um interesse conjunto no sentido de fazer avançar a nossa cooperação. O resultado é, ao nível técnico, de reforço da cooperação".

No dia 11 de maio, teve ainda lugar nas instalações do IILP o Colóquio intitulado, “Língua Portuguesa: ações e projeções”, com os seguintes eixos: “A Língua em contextos multilingues” e “Língua Portuguesa, Língua de Cultura, Ciência e Inovação”.

Comunicado Final

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.