Chile: Cinema Português presente no Festival de Cinema Europeu

Publicado em segunda, 23 maio 2016 15:13

Portugal estará representado na 18ª edição do Festival de Cinema Europeu que decorre no Chile, entre 26 maio e 5 de junho de 2016, com “O Cônsul de Bordéus” (2011), de Francisco Manso e João Correa, e “Alentejo Alentejo” (2014), de Sérgio Tréfaut. Este evento conta com o apoio da Embaixada de Portugal em Santiago do Chile e do Camões, I.P.

O primeiro filme, “O Cônsul de Bordéus”, relata a história verídica de Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus, que durante a Segunda Guerra Mundial desobedeceu a Salazar e concedeu vistos de entrada para Portugal a cerca de 30 mil refugiados, inscrevendo o seu nome na história da humanidade.

O segundo, um documentário, “Alentejo Alentejo” (2014), de Sérgio Tréfaut, leva o espectador numa viagem ao interior do Alentejo onde se descobrem as paisagens, tradições e modo de vida dos seus habitantes. Uma das mais interessantes tradições nascidas a Sul do Tejo está no cante alentejano, um coro polifónico entoado habitualmente por grupos de homens de todas as idades, embora existam também alguns grupos femininos.

O Festival de Cinema Europeu é um dos eventos culturais mais relevantes no Chile em termos de divulgação do cinema europeu não só em Santiago do Chile, mas também em diversas outras regiões do país, de norte a sul. Trata-se de um evento de grande importância no que diz respeito à ação cultural conjunta dos países da UE no Chile, razão pela qual a presença de Portugal se afigura como fundamental para a divulgação do cinema português no Chile.

Programa

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.