Cuba: Exposição de fotografia “Poema Azul”, de Luísa Ferreira

Publicado em sexta, 27 maio 2016 16:48

 

No dia 02 de junho de 2016 será inaugurada em Cuba, em estreia mundial, uma exposição de fotografia da artista portuguesa Luísa Ferreira, com o apoio do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal, e em colaboração com a Fábrica de Arte Cubana, espaço cultural de grande relevância em Havana, que acolhe a exposição até 26 de junho.

Trata-se de uma viagem que tem como ponto de partida o arquivo da fotógrafa, através da seleção de negativos e diapositivos e de fotografias digitais realizadas entre 1991 e 2014.

O nome que recebeu - «Poema Azul» - remete-nos para a sua substância, génese e destino: são 20 fotografias plenas de luz que propõem um percurso visual pelo património arquitetónico, as artes, a literatura, as ciências e a paisagem, num périplo de norte a sul de Portugal, que ambiciona transcender fronteiras e singrar outros mares. Trata-se afinal “ de uma narrativa aberta sobre um país transbordante de mar e mundo, de história e cultura, de memória e de futuro.”

Durante a sua permanência na capital cubana, Luísa Ferreira participará em atividades que procuram a interação artística e académica com o meio cubano numa perspetiva de partilha mútua de conhecimentos: encontro no Instituto Superior de Artes com alunos da Cátedra de Fotografia coordenada pelo conhecido artista cubano Ossain Raggi González; artista convidada na Escola de Fotografia Criativa de Havana, dirigida pelo conhecido mestre e fotógrafo Tomas Inda; saída experimental pela cidade com estudantes de fotografia e visita à Fototeca Nacional de Cuba, recebida pelo seu diretor, Nelson Ramírez de Arellano Conde.

“O impulso de fotografar é uma forma de estar”, janela para o mundo que convoca e reinventa tudo o que toca com o olhar, ato criativo e genuíno, ato de sonhar. É deste modo que a fotógrafa se define, num convite à descoberta do património cultural e natural do seu país.

Mais informações em: http://www.fac.cu

https://www.facebook.com/#!/EmbHavana/?fref=ts

http://www.luisaferreira.com

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.