Timor-Leste: Cerimónia de entrega de certificados − Formação em Combate ao Terrorismo e Cibercrime

Publicado em quinta, 21 julho 2016 12:25

Decorreu no dia 15 de julho de 2016, em Díli, a cerimónia de entrega de certificados relativos à Formação Especializada em Combate ao Terrorismo e Cibercrime no âmbito do Programa de Apoio à Governação Democrática – Componente de Justiça, a cargo do Camões − Instituto da Cooperação e da Língua.

Esta formação contou com a participação de 34 formandos, entre Magistrados, Investigadores Criminais e Peritos Forenses da PCIC, Técnicos Superiores dos Serviços de Migração e das Alfândegas, da Comissão Anticorrupção, da Unidade de Informação Financeira do Banco Central de Timor-Leste e, bem assim, do Ministério da Justiça de Timor-Leste.

A ação foi assegurada por dois Inspetores-Chefes de Investigação Criminal, ambos da Polícia Judiciária de Portugal, pela sua reconhecida qualidade técnica.

A Formação integra-se no ciclo formativo para o biénio 2015-2016 que vem assegurando a formação técnica e o desenvolvimento de capacidades nos domínios da investigação criminal, polícia científica e análises laboratoriais e que tem acompanhado a criação de um novo órgão de polícia criminal altamente especializado, numa área fundamental para o desenvolvimento de Timor-Leste.

A Polícia Científica de Investigação Criminal, criada em 2014, é constituída por 78 Elementos (47 Investigadores Criminais e 31 Peritos Forenses), todos formados no âmbito do referido Programa, numa estratégia que passou pela formação em Timor-Leste junto da Escola de Polícia Judiciária, em Portugal.

Na cerimónia que decorreu nas instalações da PCIC, em Caicoli, Díli, estiveram ainda presentes representantes das instituições envolvidas, designadamente, da Embaixada de Portugal, em Díli, da Delegação da União Europeia e do Ministério da Justiça de Timor-Leste.

https://www.youtube.com/watch?v=scnepoliBVI

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.