Espanha: Apresentação da I Cátedra Internacional José Saramago em Vigo

Publicado em quarta, 03 agosto 2016 17:56

Foi apresentada no dia 26 de julho de 2016, em Vigo, Espanha, a I Cátedra Internacional José Saramago (CJS), que resulta de uma parceria entre a Universidade de Vigo, a Fundação José Saramago, a Fundação Eng.º António de Almeida e o Camões, I.P.O primeiro grande objetivo desta Cátedra é o estudo e a difusão da obra e do pensamento do autor de Memorial do Convento, Prémio Nobel da Literatura de 1998. Este objetivo concretizar-se-á nos três principais eixos da ação universitária: docência, investigação e atividades de extensão.

O pensamento e a literatura de um autor de dimensão universal como José Saramago pedem abordagens que usem não só os procedimentos mais convencionais de análise literária, linguística, retórica ou histórica, mas também outros métodos interdisciplinares de estudo. Destaque para aproximações que considerem as inter-relações entre literatura e autobiografia, literatura e justiça / direito / direitos humanos, literatura e tradição oral / etnografia, literatura e antropologia, literatura e filosofia, literatura e infância, literatura e política ou literatura e ambiente /ecocrítica.

Estudando José Saramago, dá-se também um contributo para a divulgação e a realização humanística, comunicativa e pragmática da língua portuguesa. Saramago cultivou e revolucionou os registos da língua portuguesa de várias épocas – dos orais, populares e tradicionais aos eruditos, incluindo os universos linguístico-literários destinados à infância e à juventude.

A matéria-prima da I Cátedra Internacional José Saramago é a escrita de José Saramago. Ainda assim, não deixa de se ligar a CJS à promoção de outras atividades relacionadas quer com as literaturas e as culturas lusófonas atuais, quer com uma língua falada por mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. As atividades da CJS partem da Galiza e do Norte de Portugal, mas desejam incluir, explicitamente, todo o âmbito ibero-românico, sem excluir a colaboração com outras geografias.

São objetivos específicos da I Cátedra Internacional José Saramago:

O desenvolvimento de projetos de divulgação social e de transferência do conhecimento, a organização e a realização, também a nível internacional, de todo o tipo de atividades de difusão e promoção da figura e da obra universal de José Saramago, como cursos, conferências, simpósios ou seminários ou o apoio a docentes, pessoal investigador e estudantes.

A nova Cátedra visa também a publicação e o intercâmbio de publicações, trabalhos de investigação e de qualquer tipo de materiais académicos que resultem de interesse a todo tipo de projetos culturais e literários de interesse comum, a mobilidade internacional de estudantes e de pessoal docente e investigador e a promoção da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens em todos os âmbitos da sociedade.

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.