Portugal Celebra o Dia Europeu das Línguas 2016

Publicado em terça, 20 setembro 2016 21:55

No dia 24 de setembro de 2016, entre as 14h00 e as 19h30, o Jardim da Estrela, em Lisboa, acolhe uma nova edição do Dia Europeu das Línguas. Com um vasto programa cultural e atividades dedicadas a toda a família, esta iniciativa dará ao público a possibilidade de experienciar as línguas e culturas de diferentes países.

Entre as atividades propostas aos visitantes estão o speak dating (conversas em nove línguas diferentes com uma duração de 5 minutos), a leitura de contos e poesia, teatro de marionetas, concertos, jogos, oficina de culinária, entre outras. Os participantes no speak dating habilitam-se ao sorteio de um curso de línguas.

O Dia Europeu das Línguas, que este ano conta com os institutos culturais e embaixadas da Alemanha, Áustria, Espanha, Finlândia, França, Geórgia (país convidado), Grécia, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia, é organizado pela EUNIC Portugal e apoiado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a Junta de Freguesia da Estrela e a Câmara Municipal de Lisboa.

O Camões, I.P. (Portugal) recupera o teatro tradicional português de marionetas - o Teatro Dom Roberto ou Teatro de Robertos - com 5 sessões das peças “A Tourada” e “O Barbeiro” pela Mãozorra Associação Cultural (duração aproximada de 20 a 30 minutos).

O Goethe-Institut (Alemanha) propõe um jogo gigante em que os peões são os próprios jogadores. Um jogo para descobrir a Alemanha, que cobre uma parte do Jardim da Estrela, para todas as idades, e para quem já sabe três palavras em Alemão ou para quem não sabe nenhuma! Cada ronda tem uma duração de aproximadamente 30 minutos e há prémios para os vencedores.

Em representação da Embaixada da Áustria, a acordeonista Inês Vaz interpreta um repertório de Mozart, Schubert e Strauss, enquanto o Instituto Cervantes (Espanha) anima uma oficina de dança latina e o Institut Français du Portugal (França) traz leituras bilingues para crianças. O Instituto Ibero-Americano da Finlândia organiza a oficina de desenho “Olha para estas bandeiras!” realizada pela ilustradora Filipa Pontes, que propõe explorar as diferenças entre a bandeira de Portugal e da Finlândia. A Embaixada da Geórgia (país convidado) apresenta "Palavras pintadas", pintura ao vivo que se baseia na caligrafia georgiana.

A Embaixada da Grécia terá jogos de tabuleiro tradicionais e um excerto de “Antígona” de Sófocles pela Companhia Teatro Maizum. Entre as 17h e as 18h, o Instituto Italiano de Cultura (Itália) propõe uma viagem em língua italiana entre poesia e narrativa com a leitura teatralizada “Italia Mia”, interpretada pela atriz Io Apolloni. O British Council (Reino Unido) animará uma leitura de contos de Roald Dahl a propósito da celebração, a 13 de setembro, do 100.º aniversário do nascimento deste autor britânico, mas também de outros autores como, por exemplo, Julia Donaldson, e a Embaixada da República Checa propõe um ensaio público de canto coral com um repertório em torno da canção popular checa. O coro, composto pelos participantes do evento, será dirigido pela Maestrina Viktoriya Hakman. Por último, mas não menos importante, o Instituto Cultural Romeno dinamiza oficinas de culinária na Casa do Jardim, nas quais Graţiela Andrei ensina as crianças a vestirem “O homem-bolacha à moda da Roménia”.

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.