Moçambique: Ciclo de Conferências "Encontros com a História: Religiões e Sociedades em África"

Publicado em sexta, 23 setembro 2016 13:36

Realiza-se de 27 a 30 de setembro de 2016, entre as 18h00 e as 20h00, no Camões " Centro Cultural Português em Maputo, um ciclo de conferências subordinado ao tema "Religiões e Sociedades em África". Trata-se de uma iniciativa organizada em parceria entre a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane e o Camões " Centro Cultural Português em Maputo.

O Ciclo de Conferências 12os "Encontros com a História" tem por objetivos: apresentar resultados de projetos desenvolvidos por docentes, investigadores e especialistas sobre esta temática; promover a troca de ideias e o debate científico entre especialistas e professores moçambicanos e portugueses; produzir textos que possam ser incorporados nos currículos e programas de ensino e de apoio a estudantes universitários.

A temática Religiões e Sociedade é de grande atualidade, abarcando, fundamentalmente, as componentes política e cultural, aquelas que mais suscitam mudanças de mentalidade e mutações sociais que sempre ocorrem em processos complexos de reajustamento das relações sociais. As religiões, questão eminentemente cultural está hoje na ordem do dia.

O campo de estudos é definido com uma certa amplitude por forma a cobrir temas como o papel das religiões, religião e liberdade, religião e cultura, as relações inter-religiões e entre religiões e poder, os modos de pensar e sentir o mundo, a diversidade das culturas e o respeito pelo outro, a religião e os conflitos de identidade, entre outros.

Participam como conferencistas no colóquio os investigadores e académicos moçambicanos Severino Ngoenha (Reitor-UdM), Teresa Cruz e Silva (CEA-UEM), Chapane Mutiua (CEA-UEM), Alberto Ferreira (FF-UEM), Sheik Said Habib e Aurélio Rocha (FLCS-UEM), e os investigadores portugueses Fernando Florêncio (Universidade de Coimbra) e Augusto Nascimento (Centro de História/Universidade de Lisboa).

 

 

 


 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.