Japão: Cerimónia do 100º aniversário do início do ensino da língua portuguesa na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio

Publicado em terça, 27 setembro 2016 20:23

A assinalar os 100 anos do início do ensino da língua portuguesa numa instalação académica japonesa, a Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS) irá organizar um evento comemorativo, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro de 2016.

No dia 30 de setembro, a abertura do evento será assinalada com os discursos do Reitor da Universidade, Embaixador de Portugal e Embaixador do Brasil em Tóquio, seguindo-se um simpósio sobre "A literatura contemporânea em português" e um concerto comemorativo de piano, com o tema "Ventos de Saudade".

O segundo dia, 1 de outubro, abrirá com uma conferência sobre a "História do Departamento de Português da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio", seguida de mesa redonda sobre "A Língua Portuguesa e a Globalização", com os seguintes temas: "A companhia de Jesus e o Ensino da Língua Portuguesa", por Maria de Deus Manso (Universidade de Évora); "1916-2016 TUFS: português do Século XXI para o futuro", por Joseph A. Levi (George Washington University); "Português no contexto mundial: O caso asiático de Macau", por Leonor Seabra (Universidade de Macau) e "A história e presença da língua e cultura portuguesa no Japão", por Massashi Hayashida (Universidade de Osaka).

Na segunda parte do dia, haverá uma mesa- redonda, com o tema "O ensino de português na TUFS", com a participação de ex-alunos e ex-professores da TUFS.

Durante o evento haverá ainda uma exposição de fotografias de Pedro Medeiros, fotógrafo português residente em Quioto, intitulada "Carta ao Futuro", com várias figuras representantes da cultura portuguesa (exposição que também esteve presente nas celebrações do Dia de Portugal, no passado dia 10 de Junho).

 

 

 


 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.