Lançamento da obra “Os Doentios” de Fialho de Almeida, em Brasília

Publicado em terça, 11 outubro 2016 12:35

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a editora Siglaviva promovem no dia 13 de outubro de 2016, às 19h30, em Brasília, o lançamento do livro de contos “Os Doentios”, do escritor português Fialho de Almeida. Nesta sessão, os leitores brasileiros terão a oportunidade de conhecer mais sobre a obra e trajetória literária deste escritor, pouco conhecidas no País.

Durante o evento, haverá uma palestra sobre a vida e obra do escritor com Lúcia Helena Marques Ribeiro, professora de literatura portuguesa da Universidade de Brasília – UnB.

Após 135 anos da estreia literária de Fialho de Almeida em livro, ainda inédito no Brasil, coube à editora brasileira Siglaviva a iniciativa de  o editar com o apoio do Ministério da Cultura de Portugal, através de um edital da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

Esta edição da obra — que passou por atualização linguística e revisão editorial e manteve a grafia original —, tem o objetivo de apresentar Fialho de Almeida aos leitores brasileiros, que praticamente o desconhecem.

Filho de um mestre-escola de Vila de Frades, Fialho de Almeida ficou a dever ao pai os primeiros rudimentos de educação. Foi depois para Lisboa, onde, até aos 15 anos, estudou no Colégio Europeu. Foi, ainda em Lisboa, praticante de farmácia, tendo, com grandes dificuldades concluído um curso de Medicina, a qual nunca, aliás, chegou a exercer. Optou antes por uma vida errática de jornalismo e boémia, num percurso amargurado e tingido de ressentimentos, invejas, frustrações e alguns instantes redentores de visionarismo e génio.

Mais informações.

 

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.