Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil – Entrega de Diplomas

Publicado em quinta, 13 outubro 2016 16:05

Teve lugar no dia 9 de outubro de 2016, no Camões – Centro Cultural Português em Bissau, a entrega de diplomas de especialização prática em Cesariana e Anestesia no âmbito do "Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil" (PIMI). Esta última entrega de 20 diplomas a profissionais do SNS coincidiu também com o fim do PIMI, nesta primeira fase (2013-2016).

 

Participaram na cerimónia o Embaixador de Portugal, o Embaixador da União Europeia, a Secretária de Estado da Gestão Hospitalar, o Diretor Nacional de Saúde Reprodutiva, e a equipa do IMVF em Bissau.

O PIMI foi financiado pela União Europeia e pelo Camões, I.P.\ e concentrou-se em intervenções de alto impacto na redução da mortalidade materna e infantil, com progressos importantes na precisão do diagnóstico, nos registos clínicos, na disponibilidade de serviços de transfusão de sangue ou de medicamentos essenciais e kits de cesariana. Em resultado, podemos afirmar com segurança que a qualidade dos serviços de saúde prestados em 42 Unidades de Saúde de Cacheu, Biombo, Oio e Farim melhorou.

Ao longo de quatro anos, com coordenação do IMVF, foram formados mais de 250 enfermeiros, técnicos e médicos nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Imagiologia, Anestesia, Hematologia, Patologia Clínica e Biossegurança, fez-se instalação e manutenção de equipamentos críticos, apoiou-se a gestão do sistema de informação sanitária e a gestão do sistema de incentivos do pessoal de saúde.

 

 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.