Sessão de Lançamento do Novo Portal de Serviços Camões, I.P.

Publicado em quarta, 09 novembro 2016 14:00

O Camões, I.P. apresentou no dia 8 de novembro de 2016, na Sede do Instituto, o novo portal de serviços. Na sessão de lançamento e, perante dezenas de convidados, intervieram a Presidente do Camões, I.P., Ana Paula Laborinho, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.

Segundo a Presidente do Camões, I.P., esta renovada ferramenta permite "melhor comunicação e mais comunicação." Ana Paula Laborinho destacou a linguagem simples e inovadora com que o Instituto agora se apresenta ao mundo. Sublinhou por outro lado que a elaboração do portal “também foi uma forma de refletirmos profundamente sobre a nossa missão de serviço público e assim identificar serviços em função dos públicos”.

Referiu também que “um dos aspetos essenciais deste portal é precisamente centrar-se nos públicos, centrar-se em todos aqueles que acedem ao nosso portal e que precisam dos nossos serviços, e por isso a lógica da sua organização é uma lógica nova e inovadora”.

Ana Paula Laborinho afirmou que perceberam que era necessário esse esforço de chegar mais perto dos interlocutores e “iniciar aquilo que, afinal, hoje em dia se chama a diplomacia digital”.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, referiu que “o esforço que foi desenvolvido no âmbito do portal (do Camões, I.P.) corresponde a um esforço de modernização do Estado português, do Governo”.

O governante anunciou ainda que até ao final do ano pretende-se lançar uma plataforma de ensino à distância, numa parceria do Camões, I.P. com a Porto Editora, e uma aplicação de telemóvel para que o Estado português possa acompanhar onde estão (no exterior) os seus cidadãos - mas só aqueles que assim o desejarem -, nomeadamente em situações de perigo.

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, enfatizou que “este (portal) é resultado de um trabalho relevantíssimo, não apenas porque materializa aquilo que são as orientações do XXI Governo nas áreas da língua, da cultura e da cooperação, mas também aquilo que foi definido em sede de Simplex”.

Este projeto é a 1.ª fase da modernização e reestruturação dos serviços e conteúdos do Camões, I.P. De acordo com o calendário fixado no Programa Simplex + 2016, a implementação das medidas deverá concretizar-se até final do segundo trimestre de 2017.

O “Novo Portal de Serviços Camões + acessível” torna-se assim a casa aberta e interativa da língua, da cultura e cooperação portuguesa, tendo por base os seguintes princípios:

  • Acessibilidade para os cidadãos
  • Atualidade e informação cultural externa
  • Cursos de português a distância para estrangeiros
  • Divulgação da ação pública para o desenvolvimento

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.