Arranque do programa de formação do Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste (PACED)

Publicado em quarta, 09 novembro 2016 15:55

Arrancou, a 7 de novembro de 2016, o programa de formação do Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste (PACED), financiado pela União Europeia e executado e cofinanciado pelo Camões, I.P., no âmbito do 10.º Fundo Europeu de Desenvolvimento, em parceria com a Escola Superior de Polícia Judiciária (EPJ).

Na sessão de abertura, estiveram presentes a Subdiretora Geral da Política de Justiça, Maria Luísa Pacheco, o Diretor Nacional Adjunto da Polícia Judiciária, Pedro do Carmo, a Diretora da EPJ, Isabel Polónia, a Diretora de Serviços de Cooperação do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Sandra Magalhães, a Coordenadora Geral do PACED, Maria Teresa Santos e o Conselheiro Científico do PACED, José Mouraz Lopes. Esta sessão contou ainda com a participação de 17 representantes dos PALOP e de Timor-Leste, entre magistrados judiciais, magistrados do Ministério Público e Polícias de investigação criminal.

O programa de formação visa a capacitação dos agentes de investigação criminal no reforço das metodologias científicas, na análise estratégica e operacional e no desenvolvimento dos mecanismos de identificação e deteção das situações respeitantes à criminalidade relacionada com corrupção, branqueamento de capitais e tráfico de estupefacientes.

Esta primeira fase, de formação de formadores, resultará numa bolsa de formadores especialistas dos PALOP e de Timor-Leste.

A segunda fase, a decorrer a partir de 2017, irá consistir em ações de formação nacionais em cada um dos países, dinamizadas pelos formadores nacionais que participaram na formação de formadores agora iniciada com o apoio de tutores da Escola de Polícia Judiciária.

Na terceira fase, a decorrer a partir de 2018, os formadores da EPJ e formadores nacionais serão envolvidos em atividades de tutoria dos formandos que participaram nas formações nacionais, de modo a fazer o seguimento dos efeitos da formação e apoiar os formandos em contexto de trabalho.

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
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