Moçambique: Reabertura da Biblioteca do Camões – Centro Cultural Português em Maputo

Publicado em sexta, 11 novembro 2016 14:44

Reabre oficialmente ao público no dia 14 de novembro, às 17h00 a Biblioteca do Camões – Centro Cultural Português em Maputo. A biblioteca passará a contar com uma nova coleção de Arte, apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, que permitirá a criadores e artistas um contacto mais próximo com a investigação e produção artística contemporânea no Continente Africano.

Na cerimónia de reabertura intervirão a Embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva, a Diretora de Cultura da Universidade Eduardo Mondlane, Alda Costa, que falará sobre a nova coleção de arte onde se encontra a obra da sua autoria Arte em Moçambique, e o Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme d’Oliveira Martins, que abordará o papel da Fundação Gulbenkian na promoção do livro e da leitura.

Será ainda apresentada a instalação Lugar e Leitura – Uma abordagem silenciosa do artista moçambicano Jorge Dias, criada para esta ocasião.

Criada em 1989, a Biblioteca do Camões – Centro Cultural Português em Maputo serve uma média anual de 25.000 leitores, contribuindo para a formação de estudantes do ensino médio e superior em Maputo. Tem, atualmente, cerca de 17.000 títulos que cobrem todas as áreas de conhecimento, sendo, no entanto, de destacar as coleções nas áreas das Ciências Sociais e Humanas, do Direito e das Literaturas em Língua Portuguesa, em especial da Literatura Portuguesa e Literatura Moçambicana.

Em 2016 foram realizadas obras de requalificação que permitiram melhorar as condições físicas da sala de leitura, tornar grande parte do acervo visível aos leitores. A obra foi projetada pela Entreplanos e realizada pela Mota-Engil África.

Esta intervenção permitiu ainda criar condições para a implementação do acesso digital aos registos das obras, através de um catálogo digital, que permitirá trabalhar em rede com a biblioteca do Camões – Centro Cultural Português Pólo da Beira e ao qual é possível aceder através da página de Internet: www.camoes-ccpmocambique.co.mz

logo fundacao 60anos pt

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.