Polónia: Retrospetiva da obra de Manoel de Oliveira

Publicado em quinta, 17 novembro 2016 14:00

Decorre entre os dias 18, 19 e 20 de novembro de 2016, no Kino Iluzjon, na cidade de Varsóvia, a primeira sessão retrospetiva sobre a obra de Manoel de Oliveira na Polónia.

Comissariada por Jakub Jankowski (professor de cinema português no Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da Universidade de Varsóvia), a retrospetiva tem por objetivo apresentar ao grande público polaco a obra do realizador português ainda pouco conhecida na Polónia.

A exibição prevista para o dia 18 contará com a presença do pianista Bruno Belthoise que interpretará, ao vivo, a banda sonora do filme Douro, Faina Fluvial (1931). De resto, as restantes sessões contarão com a presença do comissário Jakub Jankowski que, quer através de introduções aos filmes, quer de sessões de discussão depois dos filmes, ensaiará uma aproximação do público à obra do realizador. No Kino Iluzjon, haverá ainda oportunidade para ver a exposição “O Cinema Português”, coproduzida pelo Camões, I.P. e a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, I.P.

A mostra foi programada em parceria com a Cinemateca Polaca e a Rede de Cinemas de Pesquisa da Polónia visando uma itinerância de alcance nacional, pelo que presentemente são já dez as cidades que se juntaram à iniciativa, sendo provável que outras venham a aderir.

Mais informações em: http://www.camoes.pl/2016/11/01/retrospetiva-da-obra-de-manoel-de-oliveira/

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.