Itália: Revistas futuristas portuguesas tema de colóquio em Florença

Publicado em quinta, 17 novembro 2016 13:45

As revistas Presença, Athena, Contemporânea, Portugal Futurista e Sudoeste vão estar em foco num colóquio, a 24 e 25 de novembro de 2016, realizado no âmbito da semana dedicada ao Modernismo português, organizada pela Cátedra José Saramago do Camões, I.P. na Universidade de Roma Tre e pela Cátedra Fernando Pessoa do Camões, I.P. na Universidade de Florença.

 O colóquio internacional organizado pela Cátedra Fernando Pessoa pretende assinalar as comemorações da Revista Orpheu, começadas em Lisboa e no Brasil em 2015, centrando a atenção sobre as outras revistas modernistas portuguesas, «num diálogo intercultural entre Portugal, o Brasil e a Europa da primeira metade do século vinte, estimulando novas reflexões entre os investigadores italianos e alguns dos maiores especialistas portugueses e brasileiros do modernismo português».

Intitulado ‘Além de Orpheu. A outras  revistas modernistas portuguesas em diálogo intercultural’, o colóquio – destinado aos alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento dos departamentos de Português das universidades italianas e a estudiosos italianos e estrangeiros – pretende suscitar um «seguro interesse no âmbito da lusitanística italiana».

A reunião de Florença será antecedida a 24 e 25 de novembro de um outro colóquio dedicado ao centenário da morte de Mário de Sá-Carneiro, organizado em Roma pela Cátedra José Saramago da Universidade de Roma Tre, no âmbito da referida semana dedicada ao Modernismo português.

O colóquio Quando eu morrer batam em latas conta com a participação de alguns dos maiores especialistas da obra de Mário de Sá-Carneiro, visando propor «novas leituras críticas» da obra do poeta português e «estimulando um profícuo diálogo entre os investigadores italianos que nos últimos anos maiormente se têm dedicado ao estudo e à tradução das obras sacarneirianas e alguns dos maiores especialistas do poeta português».

Programa do Colóquio

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.