Chile: 1.ª Semana do Cinema Português

Publicado em sexta, 02 dezembro 2016 17:18

Terá lugar de 8 a 14 de dezembro de 2016, na Cineteca Nacional do Chile, a 1.ª Semana do Cinema Português.  Esta iniciativa tem o apoio do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal em Santiago do Chile.

A Semana de Cinema Português surge da necessidade de inaugurar um espaço de programação anual e exclusiva na América Latina à altura da qualidade do cinema português. Nesta primeira edição chilena, o foco será uma homenagem ao grande mestre do cinema mundial, Manoel de Oliveira (1908-2015, Porto-Portugal), através de algumas das suas obras mais representativas. Este foco será acompanhado de um panorama de oito filmes de produção recente, os quais dão a conhecer o cinema português como um dos mais originais e desafiantes do panorama mundial.

A inauguração, no dia 6, traz à Cineteca Nacional do Chile a obra “Aqui em Lisboa”, um filme assinado por Denis Côté, Dominga Sotomayor, Gabriel Abrantes e Marie Losier.

Em 2013, para celebrar o seu décimo aniversário, o festival de cinema IndieLisboa convidou quatro realizadores para filmarem em Lisboa. Quatro autores com quatro visões diferentes da cidade de Lisboa, passando pela ficção, o documentário, a comédia ou o fantástico.

Dominga Sotomayor, chilena (com "De quinta a domingo", em 2012) foi uma das contempladas com o prémio da competição internacional nos anos anteriores.

A cinematografia portuguesa alcançou rapidamente um lugar de destaque na história do cinema. Realizadores como Manoel de Oliveira, João César Monteiro ou Paulo Rocha mantiveram-no presente durante uma boa parte do século XX. Em anos recentes foi uma das cinematografias que adquiriu maior intensidade e originalidade. Miguel Gomes (Mil e Uma Noites), João Salavisa (Montanha) e Salomé Lamas (El Dorado) são alguns dos realizadores representados.

Mais informações em: http://www.vaivem.com.ar/se-viene-la-1a-semana-de-cine-portugues-en-santiago-de-chile/

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.