Abertura do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo prevista para 2019

Publicado em segunda, 12 dezembro 2016 11:57

A EDP, através da EDP Brasil, vai ser a principal patrocinadora da restauração do Museu da Língua Portuguesa (MLP) em São Paulo, Brasil, que deverá reabrir ao público no primeiro semestre de 2019.

A empresa vai fazer um investimento de mais de 5 milhões de euros na reforma, valor  que representa 32% do total do custo da reconstrução. A obra, com duração prevista de 30 meses, terá um custo estimado em cerca de 18 milhões de euros.

O restante dos investimentos será coberto por um seguro, pela Fundação Roberto Marinho e pelo Grupo Itaú. A iniciativa conta com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A iniciativa conjunta para a restauração do MLP foi assinada no dia 12 de dezembro de 2016 no Palácio Bandeirantes, em São Paulo, com a presença de Miguel Setas, Diretor da EDP Brasil, do Secretário de Estado da Cultura, José Roberto Sadek e do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Miguel Sedas, responsável da EDP, sublinhou que a "a língua portuguesa é um patrimônio precioso, que une Brasil e Portugal. Poder participar da recuperação do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, a maior cidade do mundo onde se fala o nosso idioma, tem um enorme simbolismo para a EDP, como o maior investidor de Portugal no Brasil. Este é um projeto que nos apaixona e do qual muito nos orgulhamos”. 

Inaugurado em 2006 em São Paulo, cidade com maior número de falantes de português no mundo, o Museu da Língua Portuguesa foi o primeiro espaço cultural totalmente dedicado a um idioma. Reconhecido pela Unesco como o melhor projeto de comunicação e informação em 2006, e considerado durante quatro anos seguidos como o 4.º melhor museu da América Latina pela TripAdvisor, o museu recebeu quatro milhões de visitantes até seu encerramento no final de 2015, quando foi destruído por um incêndio.

Com Globo, Sol e Público

Fotos: Sapo.pt e Globo

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.