Apoio à Internacionalização das Artes vai financiar 29 projetos

Publicado em sexta, 16 dezembro 2016 18:22

O programa de Apoio à Internacionalização das Artes, dotado com 400 mil euros, vai financiar 29 projetos "abrangentes de uma diversidade de áreas disciplinares”.

Na área da arquitetura foi aprovado um projeto de Carrilho da Graça, que receberá 47.000 euros, e que envolve países como a Espanha, França, Colômbia, Brasil, Uruguai e Argentina. Este é o projeto com o apoio financeiro mais elevado dos 29 escolhidos.

Na área da fotografia foi também contemplado um só projeto, com cerca de 16.000 euros, apresentado pela Plataforma de Fotografia e que envolve países como a Lituânia, Itália e Estados Unidos.

Numa disciplina que cruza diferentes artes, que o concurso denomina como "cruzamentos", são apoiados dois projetos: "Noite", apresentado pela cooperativa cultural Circolando, com 20.500 euros, e que inclui Espanha, Estados Unidos e Brasil, e, com cerca de 10.000 mil euros, o projeto "Big collective_ Ocupa # 01", apresentado pela cooperativa cultural AUAUFEIOMAU, que se desenvolve com Espanha, Alemanha França e Escócia.

O júri para este concurso, aberto em julho último, foi constituído por Catarina Saraiva, curadora, produtora e investigadora de artes performativas, Maria João Correia, da divisão de Ação Cultural Externa, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, e Paulo Carretas, da direção de serviços de Apoio às Artes, da DGArtes.

Este programa de apoio visa a "valorização do trabalho autoral português, a representação em iniciativas internacionais de reconhecido prestígio e grande visibilidade, a mobilidade na Europa e o fomento de relações culturais propícias ao debate atualmente crítico para um futuro de coesão, sustentabilidade, democracia e inclusão".

As atividades a desenvolver em 26 países, no âmbito deste programa de apoio, são relativas a este ano e decorrem ao longo 2017.

A DGARTES realça que há uma "maior incidência no continente europeu e no continente americano, com 32 e 18 propostas, respetivamente.

Mais informações em: https://www.dgartes.pt/news_details.php?month=12&year=2016&newsID=24513&lang=pt

 

Lusa

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.