Brasil: Lançamento de “Genuína Fazendeira - os frutíferos 100 anos de Cleonice Berardinelli”, no Rio de Janeiro

Publicado em terça, 20 dezembro 2016 10:47

Será lançado no dia 20 de dezembro de 2016, às 17h00, no Palácio de São Clemente, no Rio de Janeiro, o livro “Genuína Fazendeira - os frutíferos 100 anos de Cleonice Berardinelli”, organizado por Gilda Santos e Paulo Motta Oliveira.

Trata-se de uma obra que visa celebrar o centenário de Cleonice Berardinelli, referência maior dos estudos das literaturas portuguesas no Brasil.

A edição reúne textos de 100 autores que tentaram captar as múltiplas facetas dos férteis 100 anos desta grande mestra, responsável por estudos e publicações definitivas das obras de escritores como Fernando Pessoa, Luís de Camões e Mário de Sá-Carneiro.

 “Genuína fazendeira” é como o poeta Carlos Drummond de Andrade nomeou Cleonice, numa dedicatória feita na sua Obra completa, nos anos 1960. Além de Drummond, o livro apresenta textos de nomes como Carlos Pitella-Leite, Helder Macedo, Maria Bethânia, Marco Lucchesi, Nélida Piñon, Pilar del Rio, Zuenir Ventura, além de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa.

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.