Inauguração do novo Centro de Língua Portuguesa em Goa

Publicado em quarta, 11 janeiro 2017 17:07

Foi inaugurado a 11 de janeiro de 2017, pelo Primeiro-Ministro, António Costa, em visita oficial à Índia, o novo Centro de Língua Portuguesa (CLP)  em Goa.

O Primeiro- Ministro salientou a importância de promover a Língua Portuguesa, tendo em conta os desafios da globalização, referindo que a necessidade de apostarmos na internacionalização do Português, como ferramenta e instrumento de trabalho nas relações interculturais, mas também nos negócios pode e deve beneficiar da posição estratégica de Goa no contexto da afirmação da Índia como potência mundial.

António Costa defendeu ainda que o novo CLP deve também afirmar-se como um centro de difusão das culturas dos países lusófonos e valorizar o sincretismo cultural que se desenvolveu em Goa.

O novo CLP, situado na rua de Ormuz, numa zona central e muito privilegiada, junto ao rio Mandovi e na proximidade de importantes centros e instituições culturais em Pangim, tem uma área aproximada de 300 metros quadrados, e é composto por sete divisões, que incluem duas salas de aulas, uma sala de conferência, uma biblioteca com um acervo bibliográfico que conta com mais de 2500 títulos, uma sala de computadores, uma sala de leitura e uma sala de reuniões.

Numa perspetiva de tornar Goa um centro de excelência dos Estudos Portugueses, atraindo estudantes, formandos e investigadores da região, o novo CLP foi dotado de melhores condições logísticas e valências para apoiar o Departamento de Português da Universidade de Goa, o Colégio Chowgule em Margão o Colégio St. Xavier em Mapuça, os cursos de português no GIM (Goa Institute of Management) na Escola Sharada Mandir e para proporcionar a presença de artistas e escritores portugueses e estrangeiros.

A cerimónia contou com a presença de Alina Saldanha, Ministra do Governo de Goa, Nailini Singla, Embaixadora da Índia em Lisboa, Luís Filipe Castro Mendes, Ministro da Cultura, Manuel V.Heitor, Ministro da Ciência, Tecnlogia e Ensino Superior, João da Câmara, Embaixador de Portugal em Nova Deli, Rui Carvalho Baceira, Cônsul Geral de Portugal em Goa, entre muitas outras personalidades portuguesas e indianas.

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.