Ministro do Ambiente de Portugal inaugura Projeto de Bionergia em São Tomé e Príncipe

Publicado em quarta, 25 janeiro 2017 18:26

No âmbito da sua visita a São Tomé e Príncipe, o Ministro do Ambiente de Portugal, João Pedro Fernandes, inaugurou, juntamente com o seu homólogo santomense, Carlos Vila Nova, o Projeto “Bionergia em São Tomé e Príncipe – Aproveitamento Energético de Biogás”, financiado pela Cooperação Portuguesa, no âmbito do Fundo Português de Carbono/Iniciativa FastStart.

Tendo como principal objetivo testar a aplicabilidade da digestão anaeróbia para tratamento dos resíduos orgânicos dos agregados familiares de zonas rurais de São Tomé e Príncipe, o projeto instalou biodegestores em três comunidades rurais selecionadas, nas zonas de Mé-Zóchi, Cantagalo e Lembá, junto da zona tampão do Parque Natural do Obô. Estes biodegestores anaeróbicos transformam o lixo em gases para a produção de energia, evitando, assim, o uso de lenha e o desperdício energético que ocorre na utilização de fogueiras a céu aberto.

Tendo em atenção a sua contribuição para a luta contra as alterações climáticas, em particular no que se refere à redução de emissão de poluentes atmosféricos, no combate à desflorestação e na minimização da contaminação dos solos, este foi considerado um projeto-piloto, sendo objectivo da equipa da Ecovisão (empresa responsável pela implementação do projeto) a replicação futura da tecnologia por outras comunidades em São Tomé e Príncipe.

Durante a apresentação do projeto, o Ministro do Ambiente de Portugal salientou que “se há combate que nenhum país ganha sozinho é o das alterações climáticas, estamos todos dependentes de todos”, tendo anunciado que Portugal vai alocar 1,5 milhões de euros a São Tomé e Príncipe para a execução de projetos na área das alterações climáticas durante os próximos três anos, enquadrados no âmbito do Protocolo de Cooperação assinado entre os dois Ministérios homólogos, no dia 17 de janeiro de 2017.

Veja o documentário de apresentação do projeto e saiba mais sobre esta iniciativa e saiba mais sobre este projeto (link para o vídeo e website do projeto).

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.