Portugal e a China Lançam Novo Projeto de Tradução Automática

Publicado em quinta, 26 janeiro 2017 19:33

Tem início em janeiro de 2017, um novo projeto entre Portugal e a China liderado pelo Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (DI/FCUL), sob a coordenação do Prof. António Branco.

Em colaboração com a Universidade de Zuzhou e o gigante chinês do comércio eletrónico Alibaba, o projeto "CNPTDeepMT – Tradução Automática Profunda entre Chinês e Português no Domínio do eCommerce" procura contribuir para o avanço da tradução automática através da exploração de novas abordagens que abrem o caminho para traduções de maior qualidade.

O enfoque será na tradução automática no domínio do eComércio entre Chinês e Português, um par de línguas que apresentam desafios científicos e tecnológicos não triviais e para o qual muito pouca investigação foi levada a efeito até agora, num domínio com um impacto societal muito elevado.

Com uma duração de três anos, este projeto é apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da China.

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.