Moçambique: 2ª Edição das Tertúlias Itinerantes – 1º Encontro “Outros Mapas: migrações, memórias e diálogo intercultural”

Publicado em quinta, 23 fevereiro 2017 07:56

Assinalando o início da 2ª edição das “Tertúlias Itinerantes – Fluxos de comunicação intercultural no espaço de língua portuguesa: debater o desconhecimento mútuo no contexto da era global”, terá lugar no dia 1 de março de 2017, às 18h00, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, a primeira sessão deste ciclo de conferências, subordinada ao tema “Outros Mapas: migrações, memórias e diálogo intercultural”.

A primeira Tertúlia será dinamizada pela investigadora e especialista em Ciências da Comunicação Rosa Cabecinhas (Universidade do Minho, Portugal) e contará com a moderação de António Ndapassoa (Universidade Politécnica e Rádio Moçambique). Durante esta sessão, Rosa Cabecinhas irá fazer uma apresentação a partir de resultados de um projeto de investigação que decorreu em vários países de língua oficial portuguesa e que envolveu a recolha de histórias de vida de migrantes. Propõe uma discussão sobre alguns dos desafios inerentes à comunicação intercultural durante uma experiência de migração, nomeadamente histórias e memórias, o que se pode traduzir em reconfigurações identitárias e novas visões de si próprio e dos outros.

 O Ciclo de Conferências Tertúlias Itinerantes traz novamente a Maputo reflexões de investigadores de Moçambique, Brasil e Portugal sobre as dinâmicas da sociedade global. Este trabalho, que tem sido coordenado pelos investigadores Sara Laisse (Univ. Politécnica), Eduardo Lichuge (UEM) e Lurdes Macedo (Univ. Lusófona, Portugal) desde 2016, emergiu da constatação de que a perspetiva clássica das ciências sociais nos oferece um quadro interpretativo do mundo baseado na diferenciação da Humanidade em categorias como a religião, a etnia, a cultura ou a nacionalidade.

Nesta edição, estão programadas10 sessões que decorrerão em sete locais distintos de Maputo, nomeadamente: Camões – Centro Cultural Português, Anfiteatro da Biblioteca Central da Universidade Politécnica, Graal Moçambique, Fundação Fernando Leite Couto, CREISPU – Universidade Politécnica, Associação de Escritores Moçambicanos e Rádio Moçambique.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.