Parabéns RTP

Publicado em segunda, 06 março 2017 08:24

A Televisão comemora 60 anos com portas abertas e lançamento do site RTP Arquivos.

Na terça-feira, dia 7 de março, a RTP comemora 60 anos de vida, mas as comemorações arrancaram no domingo, com a final do Festival da Canção, que decorreu no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Na segunda-feira, dia 6, a empresa de televisão e rádio pública vai ter "portas abertas" ao público em geral, onde será possível visitar as instalações, incluindo os estúdios, sendo esperados entre "800 a 1.000 pessoas", disse à Lusa o presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis.

"No final da tarde [de segunda-feira], vamos lançar o 'site' dos arquivos históricos. Quisemos que as comemorações acrescentassem um novo serviço para as pessoas que é inovador a nível europeu", acrescentou o gestor.

O lançamento vai contar com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

A página na internet RTP Arquivos vai conter informação e programas e o público vai poder pesquisar e analisar a partir de qualquer parte do mundo.

"É uma forma de nos relacionarmos com o público", disse Gonçalo Reis, adiantando que nesta fase arranca "um conjunto de 6.500 itens", sendo que o arquivo histórico da RTP "vai ser progressivamente alimentado".

Este é um projeto apoiado com fundos europeus, que ronda cerca de três milhões de euros, incluindo digitalização e catalogação dos itens disponíveis.

"É uma política de inclusão, de levar os conteúdos históricos, o património histórico a todos", acrescentou.

A visualização dos arquivos será gratuita e será possível comprar os conteúdos em DVD.

"Estamos a abrir o baú da RTP às pessoas", apontou, adiantando que a RTP vai trabalhar na pesquisa ativa do arquivo, ou seja, "olhar para o futuro e colocar novos serviços em cima da mesa".

O arquivo online disponibiliza não só vídeo (televisão) como também áudios da rádio, fotografias e textos.

Na terça-feira, terá lugar o evento institucional, onde estará presente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O aniversário será ainda assinalado com uma edição 'premium' da série documental "A Guerra", uma iniciativa que contou com o apoio do jornal Público e da editora Levoir, bem como o livro "A RTP em imagens - o entretenimento na era do preto e branco (1957-1979), e a apresentação da série documental "Preparados para o futuro?", a estrear no final do ano, e pretende imaginar como será o mundo nos próximos 60 anos.

Há ainda lugar para um documentário que resulta numa viagem pelas seis décadas da televisão em Portugal, que conta com seis personalidades marcantes da 'caixa mágica' como anfitriões: Carlos Cruz, Simone de Oliveira, Herman José, Maria Elisa, Catarina Furtado e Júlio Isidro.

Lusa

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.