27.º Colóquio da Lusofonia

Publicado em segunda, 20 março 2017 17:44

Belmonte vai acolher, pela primeira vez, entre 6 e 9 de abril de 2017 a AICL - Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia e os Colóquios da Lusofonia na sua 27.ª edição.

Os convidados de honra deste 27.º colóquio são o Prémio Nobel da Paz 1996, Dom Ximenes Belo, com o livro Um missionário açoriano em Timor, o cientista José António Salcedo, o escritor Miguel Real, e o escritor homenageado 2017 Urbano Bettencourt.

Vários autores açorianos, na maior comitiva de sempre, deslocam-se a Belmonte para divulgar a literatura (Urbano Bettencourt (Homenageado), Eduíno de Jesus (decano dos escritores açorianos), Norberto Ávila, Álamo Oliveira, Brites Araújo, Maria João Ruivo, Carolina Cordeiro, Pedro Paulo Câmara) que tem sido promovida pelos Colóquios desde 2006, com várias iniciativas como os Cadernos de Estudos Açorianos https://www.lusofonias.net/acorianidade/cadernos-acorianos-suplementos.html, a publicação de antologias (http://coloquios.lusofonias.net/projetos_aicl/livros%20e%20antologias.htm) destinadas ao currículo escolar e a tradução de obras açorianas para sete línguas https://www.lusofonias.net/acorianidade/tradu%C3%A7%C3%A3o/traduzir-autores.html).

Com mais de cinco dezenas de participantes, abordam-se três temas genéricos: Lusofonia e Língua Portuguesa, Açorianidades e Tradutologia. Haverá várias sessões especiais: uma das Academias de Letras, uma da AGLP (Academia Galega da Língua Portuguesa), outra da UBI (Universidade da Beira Interior), para as quais foram selecionadas várias personalidades de vulto esperando-se uma forte interligação entre académicos, escritores, professores e alunos.

Haverá – para além das sessões científicas – 4 apresentações literárias de livros (Timor-Leste, judeus e um diário açoriano); 1 sessão de poesia a 5 vozes; 3 recitais do Cancioneiro Açoriano e de poetas açorianos musicados pela maestrina Ana Paula Andrade, ao piano, acompanhada ao violoncelo por Henrique Constância (Orquestra Metropolitana de Lisboa); e ainda atuações da Academia Sénior de Belmonte e da Escola de Música de Belmonte.

As 12 regiões e países representados são: Alemanha, Açores, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Galiza, Índia, Luxemburgo, Malaca, Portugal, e Timor-Leste, incluindo 10 representantes das academias de língua portuguesa e 11 universidades e politécnicos.

Todas as informações em: http://coloquios.lusofonias.net/XXVII/

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.