Moçambique: Exposição "Filhos de Moçambique", em Maputo

Publicado em terça, 18 julho 2017 07:26

O Camões – Centro Cultural Português em Maputo apoia a apresentação da exposição “Filhos de Moçambique”, do fotógrafo Martim Meirelles e organizada pelo Arte Institute, que é inaugurada no dia 19 de julho de 2017, às 17h30, no Cinema Scala em Maputo.

Esta exposição fotográfica é vencedora do Primeiro Lugar no Concurso Nacional de Fotografia da Soho Photo Gallery em Nova Iorque e resulta da experiência que o fotógrafo Martim Meirelles teve como voluntário durante quase um ano num orfanato no bairro de Mumemo, em Moçambique, dirigido por Irmãs Franciscanas Hospitalares da Imaculada Conceição.

Martim Meirelles (1993) é um artista luso-americano que vive e trabalha em Nova Iorque e utiliza como seu principal meio de expressão a fotografia. Martim formou-se pela Universidade de Miami em 2015 com uma Licenciatura em Arte e Psicologia. Inspirado pelos pioneiros da fotografia de documentário social, Martim tenta criar imagens que evidenciem tanto a beleza como os desafios da condição humana.

Em 2014, Martim foi selecionado pelo Arte Institute para participar de um programa de residência artística, no âmbito do qual viveu na pequena cidade costeira da Nazaré, em Portugal, documentando as vidas e as tradições efémeras dessa histórica comunidade pesqueira. As imagens criadas durante a sua residência foram exibidas na sua primeira exposição individual “Nazaré: Para Além da Onda”, em 2015.

A obra do Martim já foi exposta em diversas galerias a nível nacional e internacional, destacando-se, entre estas, a CAS Gallery, em Coral Gables, Flórida, Estados Unidos, a Chelsea Art Tower, em Nova Iorque, a IMT Gallery, em Londres, e a Galeria Paul Girol, na Nazaré, Portugal.

Apoios: Cinema Scala, Embaixada de Portugal em Moçambique, Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.