Cabo Verde: Sara Anjo é a artista vencedora da Residência Artística em Dança, na Cidade da Praia

Publicado em terça, 17 outubro 2017 09:17

Sara Anjo é a artista vencedora da 1ª edição do programa de Residência Artística em Dança, a realizar de 1 a 30 de novembro de 2017, na Cidade da Praia, em Cabo Verde.

Criado ao abrigo do protocolo de cooperação celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, IP), o programa destina-se a coreógrafos de nacionalidade portuguesa em início de carreira, com residência oficial na área territorial do concelho de Lisboa ou que aí se encontrem a viver, estudar e/ou trabalhar e que pretendam desenvolver um projeto de criação artística na área da dança, coerente com o seu percurso artístico e pertinente na proposta de relação com a cidade da Praia, em Cabo Verde.

O júri constituído por João Fiadeiro (especialista na área da dança, convidado), Ana Rita Wever (CML) e Maria João Pinto Correia (Camões, IP) decidiu por unanimidade selecionar a proposta de trabalho de Sara Anjo, tendo em conta o seu percurso e formação, bem como a consistência da proposta de trabalho apresentada, com o título provisório “Mapas Intensivos”, a qual considera cumprir com o perfil e objetivos definidos para a Residência Artística, entendimento corroborado pelas competentes autoridades de Cabo Verde envolvidas na organização da residência.

Sara Anjo (Madeira, 1982) é bailarina. Na adolescência foi viver para Lisboa e formou-se em dança pela Academia de Dança Contemporânea (2001). Estagiou na Companhia Nacional de Bailado e formou-se como instrutora de Yoga. Enquanto trabalhou como intérprete com coreógrafos portugueses (Clara Andermatt, Sofia Silva, Rui Horta), manteve-se a estudar artes e fez uma licenciatura de Estudos Artísticos na Faculdade de Letras de Lisboa (2008) e uma pós-graduação em Arte Contemporânea pela Universidade Católica de Lisboa (2011). Conheceu e estudou com Anna Halprin, em 2010, uma das suas maiores inspirações no campo da dança. Tem mestrado em coreografia pela Universidade de Artes de Amesterdão (2016).

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.