Fórum discute o papel das UIF, bancos centrais e entidades financeiras na prevenção da criminalidade económico-financeira

Publicado em quinta, 26 outubro 2017 12:30

O encontro reúne entre 25 e 27 de outubro de 2017 na nova sede da Polícia Judiciária, em Lisboa, 24 profissionais das Unidades de Informação Financeira (UIF) dos PALOP e Timor-Leste.

 

Pretende-se, com este fórum, que sejam partilhados conhecimentos e experiências no âmbito da prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo e que deste encontro possam resultar boas práticas e ferramentas de trabalho na resposta a este tipo de criminalidade económico-financeira.

A iniciativa resulta da parceria entre o Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de direito nos PALOP e Timor-Leste (PACED) – financiado pela União Europeia e cofinanciado e administrado pelo Camões, I.P. – com o Banco de Portugal e a Unidade de Informação Financeira da Polícia Judiciária.

Com a realização anual do Fórum das Unidades de Informação Financeira o projeto pretende promover a cooperação internacional entre profissionais das UIF - entidades responsáveis pela recolha, análise e difusão de informação suspeita de branqueamento, financiamento do terrorismo e crimes tributários, e, pela cooperação com as autoridades de supervisão/fiscalização e estruturas congéneres – dos países parceiros.

O PACED é um projeto que nasce da parceria da União Europeia com os PALOP e Timor-Leste e que tem como objetivos a afirmação e consolidação do Estado de direito nestes países, assim como a prevenção e luta contra a corrupção, o branqueamento de capitais e a criminalidade organizada, em particular, o tráfico de estupefacientes.

Com um orçamento de 8,4 milhões de euros, dos quais 8,05 administrados diretamente pelo Camões, I.P., a sua intervenção centra-se em ações destinadas a reforçar a capacidade institucional das autoridades competentes ao nível legislativo, executivo e judiciário, promovendo o intercâmbio e partilha de conhecimento e boas práticas entre si. Desta forma, pretende-se harmonizar os quadros legais e regulamentares dos Estados parceiros, facilitando a sua cooperação nas áreas de intervenção do projeto. Mais informações em: http://paced-paloptl.com/

Programa disponível aqui: https://issuu.com/paced/docs/programa_forumuif

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.