Rússia: Festival de Cinema Português de Moscovo

Publicado em segunda, 04 dezembro 2017 17:46

Numa iniciativa do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal na Rússia em estreita colaboração com o cinema Karo Atrium, terá lugar de 5 a 10 de dezembro, o V Festival de Cinema Português de Moscovo, que contará com a presença do realizador Paulo Filipe Monteiro, para a realização de uma masterclass na Escola de Cinema de Moscovo, no dia 6, pelas 19h00, com a participação do crítico de cinema, e consultor dos festivais de Locarno e Doc Lisboa, Boris Nelepo.

O exigente público da capital russa é convidado a seguir os trilhos da mais recente cinematografia portuguesa, numa selecção norteada pelo cuidado estético diferenciado e harmonioso.

Entre as 4 longas metragens encontram-se o arrebatador drama de cariz histórico Zeus, o drama policial e passional  Amor Impossível, a novela documental A uma Rapariga de Distância, ancorada nos anseios e expectativas de toda uma geração num registo sincero, emotivo e direto, a comédia de costumes A mãe é que sabe, que, de uma forma leve e humorada, remete para o imaginário coletivo português; o olhar contemplativo e poético das 4 curtas O Homem EternoDe Gente se fez a História, Ascensão, Cidade Pequena, e uma autêntica trasladação, no espaço, e no tempo, da memória dos homens que faleceram na pesca do bacalhau, com o documentário A um Mar de Distância.

Cada obra revela uma preocupação ética, a permanência de uma fisionomia nacional, das suas origens e consequências, num cinema intuitivamente eleito como lugar de reflexão sobre o próprio país e a própria cultura.  

Trailer oficial de promoção do festival

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.