Argentina: 5a Semana de Cinema Português em Buenos Aires

Publicado em terça, 05 dezembro 2017 09:57

A 5ª Semana de Cine Portugués em Buenos Aires realiza-se de 6 a 10 de dezembro de 2017 no MALBA (Museo de Arte Latino-Americano de Buenos Aires) e na Universidad del Cine.

É programada e produzida pela VAIVEM, uma associação apoiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a Embaixada de Portugal na Argentina, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA)  e o MALBA. 

É o quinto ano consecutivo da criação deste espaço dedicado exclusivamente ao cinema luso em distintas cidades da América Latina, graças à adesão do público e da crítica a uma das mais vitais cinematografias da atualidade.

Este ano, pela primeira vez, a mostra será antecedida de um conjunto de atividades especiais dedicadas à formação: o foco Cine Portugués Hoy – Gulbenkian. Contará com a presença de cinco convidados, realizadores, produtores e fundadores, no sentido de promover a discussão e o intercâmbio entre cinéfilos, durante dois dias 6 e 7 de dezembro na Universidad del Cine.

Sob o signo da crise que assolou Portugal, nas suas múltiplas formas, estarão em destaque A Fábrica de Nada, de Pedro Pinho, que documenta e ficciona um processo de transformação social que ensaia respostas fundacionais à ideia do “futuro” do trabalho. Cidade de Leonor Noivo, João Miller, Pedro Pinho y Filipa Reis, é o piloto de uma  série que integra o programa PARTIS (Práticas Artísticas para a Inclusão Social), desenvolvido pela Gulbenkian, que apoia projetos que priorizam a arte como meio de intervenção social.

A periferia multicultural de Lisboa é reforçada por uma narrativa documental. Esta ideia de resistência e o olhar profundamente humanista continuam com a intimidade familiar de uma família destroçada pelo desemprego de um chefe de família em Colo de Teresa Villaverde, pelo dilema moral de um boxer endividado em São Jorge de Marco Martins; no hedonismo de uma juventude à deriva em Verão Danado de Pedro Cabeleira, no dia- a- dia da população envelhecida do interior do país em Diário das Beiras de João Canijo, que se estreia internacionalmente, ou no western da metamorfose, O Ornitólogo, de João Pedro Rodrigues, que ganhou o prémio de melhor realização em Cannes.

TRAILER: https://vimeo.com/242009164

Toda a Programação: www.vaivem.com.ar 

 

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.