Conferência “Software Livre e Aberto – Recursos Partilhados nos PALOP e Timor-Leste”, em Luanda

Publicado em segunda, 12 março 2018 16:59

“Os PALOP e Timor-Leste rumo à era do conhecimento e da modernização”! Foi desta forma que o Secretário de Estado para as Telecomunicações de Angola, Mário Augusto da Silva Oliveira, concluiu a sua intervenção na cerimónia de abertura da primeira Conferência FOSS (Free and Open Source Software) para os PALOP e Timor-Leste, em Luanda, a 12 de março de 2018.

Esta Conferência juntou peritos dos PALOP e Timor-Leste e internacionais, numa parceria com o Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação de Angola (INFOSI). Debateu-se a partilha de software livre e aberto entre os países parceiros e a constituição de uma Bolsa de Aplicações FOSS em prol de serviços públicos que sirvam os cidadãos e as empresas. No fundo, o embrião de uma “Comunidade FOSS para os PALOP e Timor-Leste”.

A sessão de abertura contou ainda com a presença do Embaixador de Portugal em Angola e de um representante da Delegação da União Europeia neste país. O evento contou com participações de elevado nível técnico, moderadas pelos pontos focais das instituições com mandato na governação electrónica dos PALOP e Timor-Leste. São de destacar as intervenções de Miguel Cazevo (Diretor-Geral do INFOSI), Celso Timane (Diretor-Geral do Centro de Formação em Open Source Software de Moçambique (CENFOSS), Jonas Rabinovitch (representante das ONU na área de e-Government Development), João Vasconcelos (representante da OCDE da área de Digital Government and Open Data) e Carlos Gonçalves (representante do Secretariado Executivo da CPLP).

O PASP é co-financiado pela União Europeia através do 10.º Fundo Europeu de Desenvolvimento (EUR 5 milhões) e é executado e cofinanciado pelo Camões, I.P. (EUR 1 milhão), contando com a supervisão técnica da Agência para a Modernização Administrativa, I.P.

Mário Augusto da Silva Oliveira, Secretário de Estado para as Telecomunicações de Angola

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.