Sessão de sensibilização sobre Cooperação Ibero-Americana

Publicado em terça, 20 março 2018 14:52

A Secretária-geral Ibero-Americana, Rebeca Grynspan, esteve no passado dia 19 de março de 2018 no auditório do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. para uma sessão de sensibilização sobre a “Cooperação Ibero-americana e os Programas, Iniciativas e Projetos Adstritos (PIPAS)”.

A sessão contou com a presença do Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, e de representantes dos Ministérios setoriais que participam na cooperação Ibero-americana, e teve como principal objetivo explicar os avanços, desafios e perspetivas futuras da cooperação Ibero-americana.

Portugal tem participado desde o início na construção da Conferência Ibero-Americana (CIB), bem como nos Programas, Iniciativas e Projetos adstritos Ibero-americanos (PIPAS) desenvolvidos no âmbito da Cooperação Ibero-americana. Esta Cooperação, nascida no seio da organização (CIB), segundo a Secretária-geral Ibero-americana, é a melhor plataforma de cooperação horizontal existente, é única e inovadora e tem um impacto fundamental em áreas como a coesão social, o conhecimento, a cultura e a juventude.

Foi também sublinhado pelo Presidente do Camões, I.P., a importância da CIB na resposta aos desafios da Agenda 2030, especialmente pela sua estrutura horizontal, que tem como base a partilha de esforços entre países, bem como o diálogo entre ambas as partes. Esta cooperação é essencial para o aprofundamento de laços que abrem caminhos a outras colaborações e parcerias, não só no espaço ibero-americano como para além dele.

A sessão terminou com a partilha de experiências sobre a participação em Programas Ibero-americanos por parte dos representantes Ministeriais.

pipas2 

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.