Reunião Internacional sobre Cooperação Triangular “Making best use of the value added of triangular co-operation”

Publicado em terça, 17 abril 2018 12:40

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), acolhem em Lisboa, dias 17 e 18 de abril, no Hotel Sana Lisboa, responsáveis de países, organizações internacionais e da sociedade civil de todo o mundo envolvidos em Cooperação Triangular.

 

Esta reunião contará na abertura com a presença da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e do Diretor de Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE, Jorge Moreira da Silva

Nesta iniciativa estará ainda presente Jorge Chediek, Diretor do Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, bem como responsáveis de cooperação dos países Ibero-americanos, e representantes de todas as regiões do mundo.

É objetivo deste encontro reunir os contributos e as diferentes visões e experiências dos participantes sobre o papel da Cooperação Triangular na resposta aos desafios globais da atualidade, e preparar mensagens conjuntas a transmitir pela comunidade internacional durante a Conferência das Nações Unidas para a revisão do Plano de Ação de Buenos Aires (PABA+40), que se realizará na capital argentina em 2019. Permitirá ainda refletir, em conjunto, sobre o papel fulcral que a Cooperação Triangular deverá desempenhar na nova arquitetura do desenvolvimento.

A Cooperação Triangular é uma modalidade da cooperação para o desenvolvimento, promotora de parcerias que permitem alavancar recursos, conhecimentos e partilhar experiências, concorrendo para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Representa, desta forma, uma significativa alteração do paradigma de desenvolvimento, que ultrapassa a tradicional dicotomia norte/sul e reconhece que o desenvolvimento sustentável e inclusivo é, simultaneamente, uma meta e uma responsabilidade de todos os países e atores.

Portugal tem vindo a assumir, desde 2013, um papel de destaque na promoção do debate internacional sobre Cooperação Triangular, no quadro de uma estreita parceria entre o Camões, I.P. e a OCDE. A reunião em apreço vem, assim, no seguimento de outros encontros internacionais sobre esta temática que tiveram lugar em Lisboa, três destes coorganizadas com a OCDE, e outro em parceria com o Programa Ibero-Americano para o Fortalecimento da Cooperação Sul-Sul (PIFCSS). Este empenho tem conferido visibilidade à atuação portuguesa nesta área, e estimulado interesse crescente, por parte de diversos países, no estabelecimento de parcerias de Cooperação Triangular com Portugal.

A dinâmica gerada por estas reuniões permitiu também a criação de pontes e de espaços de diálogo alargados, entre organizações e países, doadores e beneficiários, favoráveis ao estabelecimento de entendimentos entre diferentes perspetivas regionais e nacionais, com resultados muito positivos.

A sessão inaugural, 17 de abril, entre as 9h00 e as 10h30, é aberta à comunicação social e contará com a participação da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e o do Diretor de Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE, Jorge Moreira da Silva.

Mais informações na página web do evento, em http://www.oecd.org/development/dac-global-relations/international-meeting-on-triangular-co-operation-2018.htm e em http://www.instituto-camoes.pt/

 

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.