Traduções e Edições no Estrangeiro

Publicado em segunda, 23 abril 2018 15:50

No Dia Mundial do Livro, o Camões, I.P. e a  DGLAB disponibilizam para consulta uma base de dados com informação sobre traduções e edições de autores portugueses e africanos de língua portuguesa no estrangeiro.

Tendo em conta o acervo significativo de obras traduzidas e publicadas no estrangeiro, pretende-se agora facilitar o acesso a essa informação por parte do público em geral e de especialistas na área da literatura, tais como tradutores, editores, investigadores, etc., para quem esta informação está neste momento dispersa e desorganizada. Esta ferramenta permite, via web, uma consulta ágil e amigável, dando resposta imediata a diferentes tipos de pesquisas. Constitui, finalmente, um excelente repositório do património literário português, dando conta da sua extensão e abrangência nas diferentes línguas.

A base de dados encontra-se em constante atualização. De momento reúne mais de 5500 registos e a tradução mais antiga registada data de 1576. 

Pode pesquisar aqui: http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/Paginas/PesquisaTraducoes.aspx

Toda a informação para a completar é bem-vinda. Por favor contacte: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Consulte também a lista de obras apoiadas pelo Camões, I.P. no âmbito do seu programa de apoio à edição, de 2012 a 2018: http://www.instituto-camoes.pt/images/lingua_cultura/cataped_mai18.pdf


Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.