EUA: 2ª Edição do Exame de Português NEWL, a nível nacional

Publicado em sexta, 27 abril 2018 09:36

Realizou-se no dia 26 de abril de 2018, a 2.ª Edição do Exame de Português NEWL, a nível nacional (E.U.A.)

215 Alunos realizaram o Exame de Português NEWL (National Examinations In World Languages) em várias escolas americanas, a nível nacional.

 

A acreditação da língua portuguesa através dos exames NEWL (National Examinations in World Languages) contribuirá para valorizar os conhecimentos no idioma e garante a validação de créditos no ensino secundário e também no acesso ao ensino superior nos Estados Unidos da América.

O número final de alunos inscritos no exame NEWL de Português, à data de 24 de abril de 2018, por escola e por Estado americano, é de 215, valor quatro vezes superior ao registado no ano transato, que foi também o do lançamento deste exame. Um crescimento bastante significativo, tendo em conta que este é ainda um exame relativamente recente nos EUA, e promissor, na perspetiva da desejada consolidação deste processo.

Conforme informações dos serviços competentes da American Councils for International Education regista-se que o maior número de inscrições se verificou nos Estados de Massachusetts (70) e de Nova Jérsia (90), onde estão sedeados os dois gabinetes da CEPE-EUA, tendo-se verificado 16 inscrições de uma escola no Estado da Flórida.

No âmbito do Memorando de Entendimento celebrado em janeiro de 2018 entre o Camões, I.P. e a American Councils for International Education, cerca de 40 alunos beneficiaram da verba anual de 2.000 Euros, que serviu para custear as propinas de estudantes portugueses ou luso-americanos que se candidatassem ao Exame de Português NEWL. A restante verba será utilizada para apoiar a participação de professores de português nas oficinas/workshops de desenvolvimento profissional promovidos pela AC/NEWL, que terão lugar em setembro de 2018.

 

 

 

 

 

Tópicos neste artigo:
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.