Sessão Solene de Comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP

Publicado em sexta, 04 maio 2018 11:55

A CPLP acolheu, no dia 3 de maio, na sua sede, a Sessão Solene de Comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sob o lema «Os Arquivos Históricos e as Bibliotecas Nacionais na preservação do legado histórico e cultural dos Estados-Membros da CPLP», na qual o Camões I.P. esteve representado pelo seu Vice-Presidente, Gonçalo Teles Gomes. A abertura da sessão foi efetuada pela Secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, e pelo Embaixador do Brasil junto à CPLP (Presidência pro tempore da CPLP), Embaixador Gonçalo Mourão, seguindo-se uma mesa-redonda para reflexão e debate.

O evento contemplou também a inauguração da exposição «Inspira-te, património criativo, educação patrimonial e empreendedorismo cultural e turismo de conhecimento» - Cidade Velha, Cabo Verde, organizada pela SPHAERA MUNDI / Museu do Mundo, e a entrega do Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, a cargo da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

O dia 5 de maio foi instituído como o "Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP", a 20 de julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, decorrida na cidade da Praia, Cabo Verde.

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP vai ser comemorado por um conjunto de eventos, um pouco por todo o mundo, organizados pelo Secretariado Executivo, pelos embaixadores dos países da CPLP em diversas capitais e acreditados junto a Organizações Internacionais, pela Sociedade Civil e pelos governos nacionais.

No dia 5 de maio, as Missões dos Estados-membros da CPLP junto à Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, organizam um evento comemorativo do “ Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP”. O Secretário Geral da ONU, António Guterres, a Secretária Executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e o Presidente do Camões I.P., Luís Faro Ramos, vão estar presentes nesta cerimónia que decorre nos jardins da ONU.

Na véspera, vai acontecer o I Encontro de Academias de Letras da CPLP, uma mesa-redonda subordinada ao tema "A Língua Portuguesa e as Relações Internacionais", no Centro de Conferências das Nações Unidas, igualmente, em Nova Iorque.

O “5 de maio – Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP” é, paralelamente, assinalado no dia 7 de maio com a realização do Encontro “A Educação à Distância na CPLP” e o ato constitutivo da “Associação de Educação à Distância dos Países de Língua Portuguesa”, na Sede da CPLP, local onde vai também decorrer o lançamento da obra “Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: A Afirmação Global das Culturas de Expressão Portuguesa”, a 14 de maio.

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.