México: Feira Internacional do Livro de Guadalajara

Publicado em terça, 19 junho 2018 15:16

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara, que decorre entre 24 de novembro e 2 de dezembro de 2018, vai contar com a presença de mais de 40 escritores de língua portuguesa no ano em que Portugal é o país convidado.

Entre os escritores de língua portuguesa presentes contam-se alguns nomes já galardoados com o Prémio Camões, como António Lobo Antunes, Mia Couto, Hélia Correia, Germano Almeida ou Manuel Alegre, mas também nomes mais jovens da literatura portuguesa como Dulce Maria Cardoso, João Tordo, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares e Afonso Cruz.

Numa iniciativa designada “Ecos da FIL — Encontro de autores com estudantes”, vários escritores vão visitar escolas locais (não só de Guadalajara, mas de todo o Estado de Jalisco), entre os quais Agualusa, Ana Luísa Amaral, João Luís Barreto Guimarães, Hélia Correia, Vasco Gato, João de Melo, Lídia Jorge, Ondjaki, Maria do Rosário Pedreira, José Luís Peixoto, João Tordo, Margarida Vale de Gato e Francisco José Viegas.

No Pavilhão de Portugal vão ser apresentados o Plano Nacional de Leitura, por Teresa Calçada, o Programa de Apoio à Tradução, Ilustração e Edição de Obras de Autores Portugueses e Africanos de Língua Portuguesa que este ano teve uma edição especial para o México, em particular, e para a América Latina, em geral. Desenvolvido conjuntamente pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, este programa de apoio à tradução abrange obras de ficção, poesia, ensaio, dramaturgia, livros ilustrados e banda desenhada.

Programa

Mais informação: http://portugalguadalajara2018.dglab.gov.pt/

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.