Moçambique: Exibição das Curtas PALOP/TL em Nampula

Publicado em sexta, 10 agosto 2018 15:37

O Concurso de Curtas PALOP-TL 25 Anos foi uma das atividades comemorativas do 25.º aniversário do Programa de Cooperação dos PALOP-TL com a União Europeia (PALOP-TL/UE) e pretendeu contribuir para o reforço da identidade comum, apoiando a produção de projetos de curtas-metragens que reforçam o conhecimento sobre a diversidade e semelhanças entre as várias culturas nacionais dos PALOP-TL, no contexto de uma história e língua oficial comuns, proporcionando oportunidades de formação e a promoção de jovens artistas e das suas narrativas.

Os 6 realizadores(as) selecionados participaram numa Residência Artística de 10 dias, coordenada pelo cineasta e produtor João Ribeiro e receberam um fundo de produção de 9.000 (nove mil) euros. Estreados no final de 2017, os 6 filmes têm sido exibidos em festivais por todo o mundo, e foram lançados em DVD não-comercial em maio de 2018. Está ainda programada a sua exibição nas televisões dos 6 países e na RTP África.

A organização do Concurso Curtas PALOP-TL 25 anos e os seus parceiros promovem, em articulação com o Camões, I.P., com a Universidade Pedagógica, a Universidade Lúrio e a Universidade Politécnica, a exibição, em Nampula, das seis curtas-metragens vencedoras. Esta iniciativa consiste na dinamização de três sessões de cinema documental, a decorrerem entre os dias 29 e 31 de agosto de 2018, nas várias universidades, com a presença do realizador angolano Mauro Pereira, patrocinada pela organização das Curtas PALOP-TL.

Calendarização das sessões:

    • Sessão 1: 29 de agosto de 2018, 11h30, Anfiteatro, Universidade Politécnica (Natikire, Nampula)
    • Sessão 2: 30 de agosto de 2018, 9h00, Anfiteatro, Universidade Pedagógica (Napipine, Nampula)
    • Sessão 3: 31 de agosto de 2018, 15h00, Sala Magna, Universidade Lúrio (Marrere, Nampula)

Sinopse das Curtas:

PERCURSOS (ANGOLA) | TRACKS | PARCOURS
Realização: Mauro Pereira
Duração: 20´

Sinopse: Um cidadão de Cabo Verde, residente em Angola. O filme explora o seu percurso desde o país de origem - onde regressa finalmente de férias - e procura entender a sua motivação para continuar emigrado em Angola.

HORA DI BAI (CABO VERDE) | TIME TO GO | HEURE DE PARTIR
Realização: Samira Vera-Cruz
Duração: 24´

Sinopse: A realidade cabo-verdiana é por si uma eterna viagem e na derradeira hora, a mistura de branco e preto, de europeu e africano, revela-se numa ilha extremamente católica (herança europeia) mas que guarda superstições trazidas pelos escravos (herança africana). Afinal, a morte é certa. A Hora di Bai é que é incerta.

PÁ NHA TÉRA (GUINÉ-BISSAU) | FOR MY LAND | POUR MA TERRE
Realização: Rui M. da Costa
Duração: 14´

Sinopse: Quintino é diretor do parque “João Vieira e Poilão”, no arquipélago dos Bijagós. A sua missão é manter o equilíbrio entre homem e meio natural. Por isso é respeitado e admirado pelos demais chefes tribais; rejeitado, em parte, pelos jovens; e inimigo a abater pelos pescadores, escolados na sociedade de consumo.

VESTINDO A RELIGIÃO (MOÇAMBIQUE)| WEARING RELIGION | PORTER LA RELIGION
Realização: Yara Costa
Duração: 13´

Sinopse: Na pequena Ilha de Moçambique, a religião sempre fez parte da vida de todos. Mas a recente escolha de Karen, uma jovem muçulmana, causa estranheza na sua comunidade, enquanto ela se descobre no Islão mais radical.

MINA KIÁ (SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE) |TÓNIA | LITTLE MAID | BONNE A TOUT FAIRE
Realização: Kátya Aragão
Duração: 20´

Sinopse: Tónia, uma menina extrovertida, sensível e alegre que sonha ser jornalista. A sua vida muda quando a mãe a envia para casa dos tios, na cidade, onde passa a sofrer abuso e maus-tratos. Com tantos obstáculos será que Tónia vai alcançar o seu grande objectivo?

TARA BANDU (TIMOR-LESTE)|INTERDIÇÃO RITUAL | RITUAL INTERDICTION | INTERDICTION RITUELLE
Realização: Victor de Sousa
Duração: 23´

Sinopse: Retrato de uma prática tradicional atual das comunidades timorenses, para mediação de conflitos entre a legislação religiosa, tradicional e democrática moderna.

 

 

 

Camões, I.P.
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