Moçambique: Lançamento do Livro “Genealogias de Moçambique”, de Jorge Forjaz

Publicado em segunda, 13 agosto 2018 16:01

O livro "Genealogias de Moçambique", de Jorge Forjaz, será lançado no dia 29 de agosto, às 18h00, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo. A sessão de lançamento contará com a presença do autor e com a apresentação do livro por António Sopa.

 

O livro "Genealogias de Moçambique" estuda as mais antigas famílias deste país, especialmente as que se estabeleceram nos mais antigos núcleos populacionais, como a Ilha de Moçambique, Ilha do Ibo, Tete, Inhambane, Quelimane e Lourenço Marques (Maputo), num total de 223 famílias, organizadas por ordem alfabética, com mais de 800 ilustrações (retratos, igrejas, sepulturas, etc.). A grande maioria das famílias estudadas é de origem portuguesa, mas também se encontram famílias de origens diferentes como Inglaterra, França, Holanda, Maurícias, Grécia, Espanha, Itália, Goa, etc. A obra é constituída por 2 volumes, de 880 páginas cada, e inclui um índice completo de nomes.

Após uma larga investigação desenvolvida em arquivos portugueses e moçambicanos ao longo dos últimos 12 anos, o autor apresenta ao público de Maputo este trabalho que se inscreve num plano mais geral de estudo das famílias portuguesas em antigos territórios portugueses, estando já publicados as "Famílias Macaenses" (3 vols.), "Os Luso-descendentes da Índia Portuguesa" (3 vols.) as "Genealogias de São Tomé e Príncipe" (1 vol.), as "Famílias Portuguesas de Ceuta" (1 vol.), a que se seguirá, em 2019. "Famílias de Cabo Verde e Guiné".

Esta iniciativa conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.