Moçambique: 30.º Curso de Literaturas em Língua Portuguesa “A arte da Palavra”

Publicado em segunda, 13 agosto 2018 17:35

A “arte da Palavra” é o tema do 30.º Curso de Literaturas em Língua Portuguesa, que se realiza de 10 a 13 de setembro de 2018, das 18h00 às 20h00, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

O Curso de Literaturas é a iniciativa cultural mais antiga do Camões - Centro Cultural Português em Maputo, realizada em parceria com a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, que em edições anteriores trouxe a Maputo autores como José Saramago e Lídia Jorge, ou mais recentemente José Luís Peixoto, Afonso Cruz, David Machado e Pedro Mexia.

A 30ª edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa destaca a multiplicidade da palavra nas diferentes vertentes literárias, destacando quatro temas principais: a “escrita e as viagens”; a “narrativa literária”, o “teatro” e a “poesia”. Para esta edição do Curso de Literaturas, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo convidou Alexandra Lucas Coelho, escritora e jornalista portuguesa.

No dia 10 de setembro, a abrir o programa do Curso, Alexandra Lucas Coelho partilhará a sua experiência da escrita em viagens. O dia seguinte, 11 de setembro, será dedicado à narrativa, com apresentações do escritor e docentes da Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) da UEM, Lucílio Manjate e Osvaldo Neves e da convidada, Alexandra Lucas Coelho. Esta sessão contará com a moderação do jornalista Eduardo Quive. Segue-se, no dia 12 de setembro, uma conversa sobre a relação da literatura com o teatro, dinamizada pelo chefe do Departamento de Literatura da FLCS da UEM, Elídio Nhamona, e pelo encenador e escritor Rogério Manjate, docente na Escola de Comunicação e Artes da UEM. A finalizar este programa, o dia 13 de setembro será dedicado à poesia, com partilhas do jovem Jaime Munguambe do Movimento Literário Kuphaluxa e da escritora Hirondina Joshua, fechando a sessão com Francisco Noa que “navegará” pelo mundo da obra de Noémia de Sousa, Rui Knopfli, Eduardo White e Sangare Okapi. A última sessão do Curso de Literaturas será moderada por Leonel Matusse.

A participação no 30.º Curso de Literaturas é livre e poderá ser feita mediante inscrição prévia, entre 20 e 31 de agosto, na Biblioteca do Camões – Centro Cultural Português em Maputo ou na secretaria da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane.

O Curso de Literaturas em Língua Portuguesa tem o apoio exclusivo das Listas Telefónicas de Moçambique - Páginas Amarelas.

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.