Abertura do ano letivo do Centro de Ensino e Formação Agrícola do Projeto de Apoio Integrado ao Desenvolvimento Rural

Publicado em terça, 16 outubro 2018 18:56

3.º Eixo do Programa de Ações Coletivas Territoriais Integradas para a Valorização da Agricultura


 O Centro de Ensino e Formação Agrícola da Guiné-Bissau (CEFA) em Buba, promovido em parceria com a Caritas, no âmbito do Programa UE-ACTIVA, Eixo 3 - Intensificação e Valorização da Agricultura, financiado pela União Europeia e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., pelo segundo ano consecutivo, inicia hoje as atividades letivas 2018/2019.

No dia 15 de outubro de 2018 teve lugar a cerimónia oficial de abertura do ano letivo, na qual foi feita uma apresentação das atividades do PAIDR - ACTIVA e do CEFA, contando com o testemunho de três alunos. Foi igualmente feita a entrega de bolsas de mérito aos 10 melhores alunos do ano letivo 2017/2018.

Nesta cerimónia foi ainda anunciada pela Caritas uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, no Brasil, que permitirá aos melhores alunos finalistas do CEFA obterem bolsas de estudo para prosseguirem a sua carreira académica, frequentando a licenciatura em Agronomia nesta Universidade.

O CEFA, visa dotar jovens empreendedores que tenham finalizado o 9.º ano de uma formação de base e que para além de adquirirem formação especializada em agricultura, terão também, formação com equivalência ao 12.º ano, pois beneficiarão igualmente de aulas do currículo secundário oficial.

Acresce, que de forma a incentivar o autoemprego, no final da formação, os melhores alunos receberão assistência técnica e financeira do PAIDR-ACTIVA para a implementação de pequenos projetos agrícolas.

Pretende-se, assim, que o CEFA se torne no centro de referência a nível nacional que, para além de disponibilizar oferta formativa especializada, preste serviços a agricultores e empresas, contribuindo assim, para o aumento da capacidade de produção agrícola em qualidade, volume e diversidade, facilitando a transição de uma agricultura de subsistência para uma agricultura de rendimento ou até mesmo empresarial.

O Projeto UE - ACTIVA (Ações Coletivas e Territoriais Integradas para a Valorização da Agricultura) é um programa de desenvolvimento rural integrado, financiado pelo 10.º Fundo Europeu de Desenvolvimento. O seu Eixo 3 – Projeto de Apoio Integrado ao Desenvolvimento Rural (PAIDR), é cofinanciado e administrado pelo Camões, I.P. com duração prevista até 2020 e um orçamento de EUR 4 M.

Para acompanhar a evolução do UE-ACTIVA Eixo 3, siga a página do Facebook: https://web.facebook.com/programaueactivaintensificacaoagricultura/

20229 1

20229 2

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.