Workshop sobre práticas sustentáveis de cultivo da pitaia para pequenos produtores de Timor-Leste

Publicado em sexta, 19 outubro 2018 14:07

Realizou-se esta terça-feira, dia 16 de outubro de 2018, em Loes (Liquiçá), o 2.º Encontro Nacional de Produtores de Pitaia, organizado pelo Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste com o apoio do Camões, I. P. no âmbito das atividades do Programa da União Europeia em Timor-Leste, Programa de Apoio à Aliança Global contra as Alterações Climáticas (GCCA-TL na sigla em Inglês).

O evento, que incluiu também uma oficina técnica e visitas de campo com o objetivo de demonstrar técnicas para a melhoria e sustentabilidade do cultivo desta fruteira em pomares familiares, contou com a presença de 200 participantes, entre os quais 80 produtores de pitaia apoiados pelo GCCA, Diretores Municipais de Agricultura de Liquiçá e Ermera, bem como as respetivas equipas técnicas, assim como estudantes de agricultura e representantes de algumas organizações locais ligadas à temática.

A organização deste encontro e oficina técnica contou também, com a colaboração de duas empresas locais com atividade no setor agrícola (Britas Lda. e Agropro Corporation Lda.), que iniciaram e têm vindo a intensificar a sua atividade de produção de pitaia, com recurso a investimento próprio, inspiradas no modelo e técnicas de cultivo implementado e demonstrado pela equipa do GCCA – Camões I.P., nas mais de 75 plantações familiares já instaladas em Loes.

Esta atividade, constitui parte da estratégia de apoio à diversificação da produção agroflorestal, por meio de cultivos adaptados e resilientes, e criação de rendimento para produtores locais, inseridos na bacia hidrográfica da ribeira de Loes, com o objetivo de dotar as comunidades de mais recursos e consequentemente de maior capacidade para lidar com os efeitos das alterações climáticas.

Para mais informação sobre este evento consulte a reportagem da RTTL.

O GCCA é um programa temático da União Europeia, criado em 2007, para reforçar o diálogo e cooperação com países parceiros em desenvolvimento, em particular (LDC) e pequenos estados insulares (SIDS).

O Programa GCCA para Timor-Leste, é administrado pelo Camões, I. P. e pela GIZ (cooperação alemã).

Siga esta e outras atividades do programa em: https://www.facebook.com/GCCATL

20240 1

20240 3

20240

20240 4

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.