Inauguração da Cátedra António Lobo Antunes

Publicado em quarta, 24 outubro 2018 16:05

No dia 22 de outubro de 2018, a Universidade de Milão mais conhecida pelo nome de Statale di Milano tal como é vulgarmente chamada pelos seus docentes e alunos. recebeu um dos mais importantes escritores da contemporaneidade portuguesa -  António Lobo Antunes - para inaugurar uma Cátedra com o seu nome. 

O protocolo de cooperação entre o Camões, I.P. e a Universidade de Milão foi assinado pelo Embaixador de Portugal em Roma, Francisco Ribeiro Telles e o neo-Reitor da Universidade de Milão, Elio Franzini. 

A lectio de António Lobo Antunes foi uma evocativa rapsódia de autores das Literaturas em português frequentados e amados pelo escritor. A relação com a tradição nacional, a identidade cultural cujo cúmplice até sentimental é inexoravelmente o mar, o longe, a distância, as memórias pessoais que cruzam as memórias mais recentes e traumáticas do País (Guerra Colonial, descolonização), a escrita como razão da existência, de toda uma existência: foram esses os temas tocados por António Lobo Antunes que emocionou toda a audiência.

A Cátedra “António Lobo Antunes” ficará sob a responsabilidade do professor Vincenzo Russo, que, desde 2009, coordena a  Secção de Português da Universidade de Milão.

Esta Cátedra será estruturada segundo duas diretrizes, cujas atividades serão divulgadas e promovidas através de um site específico a funcionar a partir de 2019: 

a)            Diretriz didática, que será garantida pela difusão e pelo ensino da língua portuguesa nos cursos curriculares e extra-curriculares (o ensino básico do português para alunos do Programa Erasmus em out going) e pela atribuição de um curso de alta formação em História das Ideias e da Cultura Portuguesa a um Visiting Professor de uma Universidade ou Centro de Investigação portugueses ou internacional. 

b)           Diretriz científica e de difusão cultural com a organização de eventos (congressos, palestras de especialistas, lançamentos de livros, convite a escritores lusófonos) e de promoção editorial. Neste sentido, a Cátedra “António Lobo Antunes” funcionaria em parceria com a Cátedra Eduardo Lourenço da Universidade de Bolonha (cujo responsável é o professor Roberto Vecchi) para a constituição de uma coleção editorial, recentemente lançada pela Editora Meltemi de Milão, intitulada “Pensiero Atlantico” sobre o pensamento português e em português. O primeiro título da coleção a ser lançado será, no primeiro trimestre de 2019, o volume de ensaios de Eduardo Lourenço “Do Colonialismo como nosso impensado”.

 

20254 l1

20254 l2

20254 l3

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.