“Camões dá que falar” com Catarina Albuquerque

Publicado em terça, 06 novembro 2018 15:19

O Camões, I.P. convida para a próxima sessão do ciclo de conversas “Camões dá que falar” que terá lugar no dia 15 de novembro de 2018, pelas 18h00, no Auditório do Camões, I.P., e conta com Catarina Albuquerque como oradora convidada.

Catarina Albuquerque, jurista, é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e Mestre em Relações Internacionais pelo Institut Universitaire de Hautes Études.

Desde setembro de 2018 ocupa o cargo de Presidente do Conselho de Administração da ONU “Sanitation and Water for All” (SWA – Água e Saneamento para todos), uma parceria que junta organismos da ONU, países e organizações da sociedade civil e o setor privado.

Antes de se juntar à SWA, foi a primeira relatora especial da ONU para a defesa do direito à água potável e ao saneamento, presidente do Grupo de Trabalho da ONU encarregue de redigir um Projeto de Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais, assessora jurídica do setor de Direitos Humanos do Gabinete de Documentação e Direito Comparado da Procuradoria-Geral da República, consultora da UNICEF, PNUD e da União Europeia em matéria de Direitos Humanos em geral e Direitos da Criança em especial.

Foi homenageada, em 2009, com a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos pela Assembleia da República portuguesa e reconhecida como especialista e defensora dos Direitos Humanos. No mesmo ano, foi agraciada pelo Presidente da República Portuguesa com a Ordem de Mérito. Recebeu igualmente o Prémio IWA Água Global de 2016, pelo trabalho desenvolvido para que a água e o saneamento fossem declarados direitos universais.

Local: Auditório Camões, Rua Rodrigues Sampaio, 113, Lisboa

Entrada livre

Sobre o Camões dá que falar

Com um orador convidado por mês, o Camões abre as suas portas à sociedade civil e pretende tornar-se palco de discussões e debates, num registo informal e inclusivo, de modo a estimular a troca de ideias com a participação ativa da audiência.

 

 

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.